Foto:PMI

O projeto “Operação Praia Limpa 2017”, finalizou suas atividades neste verão, contabilizando a retirada de mais de duas toneladas de lixo das praias do arquipélago.

Preservar o meio ambiente e orientar as pessoas a manterem o local onde vivem limpo é o principal objetivo da operação. “Nossa missão é preservar o meio ambiente e a vida marinha alertando que cada um é responsável pelo lixo que produz, vamos seguir agora com a “Operação Praia Limpa o Ano Todo”, explicou o diretor do projeto, Rogério Vieira Lima Muniz.

A iniciativa correu as praias, costeiras e mar do município durante os meses de janeiro e fevereiro, realizando mutirões para retirada de lixo, distribuição de sacolinhas oxibiodegradáveis (de mãos em mãos e disponibilizadas para os comerciantes de Ilhabela); também foram disponibilizados tambores para a coleta dos resíduos. A equipe atuou na área de receptivo de navios, saída da balsa, blitz no trânsito, blitz marítima com abordagens nas embarcações; Todas as ações foram realizadas para conscientizar turistas e moradores da importância de preservar o meio ambiente e destinar corretamente o lixo e resíduos que estão produzindo.

O projeto também realizou ações nas Praias do Bonete e Castelhanos. No Bonete, o mutirão de limpeza retirou cerca de meia tonelada de resíduos abandonados na praia ou vindos pelo mar.

Pouco antes do Carnaval, foi montada uma Blitz Ecológica na Praia do Perequê e distribuídas mudas de árvores (Ipê roxo e Jacarandá), folderseducacionais, com dicas de reciclagem, chaveiros, ecobags retornáveis e adesivos, tudo isso ao som do DJ Tom Veloso que animou moradores e turistas. Durante os dias de Carnaval, os voluntários conscientizaram os foliões sobre a importância de preservar o meio ambiente.

 A Operação Praia Limpa conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela e da iniciativa privada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *