Meta é vacinar 90% da população. Dia D acontece em 13 de maio

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), em Ilhabela, será realizada no período de 17 de abril a 26 de maio, das 8h às 16h30, sendo 13 de maio o “Dia D de Mobilização Nacional”, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas oferecendo a vacina. Em Ilhabela, 7,5 mil pessoas deverão ser vacinadas este ano, e a meta do Ministério da Saúde é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% dessa população.

Com base no cronograma de vacinação do Estado de São Paulo, no dia 10 de abril, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação para os funcionários de saúde do Hospital Governador Mário Covas. A partir de 17 de abril serão vacinados os funcionários de saúde das unidades básicas e as pessoas com 60 anos ou mais.

E, a partir de 24 de abril, a campanha abrangerá crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e indígenas. Já os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (diabéticos, hipertensos, que apresentem problemas no coração, fígado, rins, câncer, dentre outros), poderão ser vacinados a partir de 2 de maio. E, para os professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, a vacinação acontece a partir de 8 de maio.

De acordo com Simone Fortes, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, a campanha de vacinação contra Influenza será realizada de forma fracionada e as Unidades receberão novas doses semanalmente. “É muito importante que os grupos de risco recebam a vacina, uma vez que esta tem se mostrado bastante eficaz, diminuindo a incidência da gripe e também o número de internações pela doença”, finalizou a enfermeira.

A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as Unidades de Saúde de Ilhabela para os grupos prioritários até o final da campanha, que ocorre no dia 26 de maio. É importante levar a carteirinha de vacinação e documento de identificação, além de comprovar que a pessoa faz parte do grupo de risco. No “Dia D de Mobilização Nacional”, 13 de maio, os postos de vacinação do município ficarão abertos das 8h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *