Durante patrulhamento marítimo, em retorno de Operação conjunta com ICMBio na Ilha de Alcatrazes, por volta das 18:30h, foi localizado uma traineira, nas proximidades da Ilha do Mar Virado, já em Ubatuba, realizando pesca no método de cerco em profundidade de 13 metros, contrariando o regramento desta modalidade.

Fotos: Polícia Ambiental

Durante a abordagem verificou-se que apenas um dos 14 tripulantes da embarcação estava com a documentação em ordem. Até o momento haviam capturado aproximadamente 1,5 toneladas de pescado (carapau). Embarcação escoltada ao píer público do Saco da Ribeira, onde foram confeccionados 14 Autos de Infração Ambiental, no valor de R$ 81.400,00, totalizando R$ 1.139.600,00. O pescado foi aprendido e depositado junto à prefeitura de Caraguatatuba. Os pescadores “in tese” responderão ainda pelo crime ambiental por pescar em local proibido.

A embarcação e petrechos utilizados foram apreendidos e depositados junto ao mestre da embarcação devido impossibilidade de apreensão. Devido à complexidade, a ocorrência se estendeu por toda a madrugada, encerrando já na manhã desta quinta-feira.

Doação 

A Polícia Militar Ambiental (PMA)repassou à Prefeitura de Caraguatatuba a doação de 1,5 toneladas de peixe (carapau), apreendidos após uma fiscalização feita durante patrulhamento marítimo realizado na noite de quarta-feira (11/04). A ação foi realizada na Ilha do Mar Virado, em Ubatuba.

Após contato da PMA, o município de Caraguatatuba foi o único que se disponibilizou a realizar a retirada do pescado apreendido em tempo hábil. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca realizou a operação utilizando um caminhão frigorífico, direcionando o peixe ao Banco Municipal de Alimentos.

“Nós temos uma excelente integração entre as secretarias, por isso conseguimos aproveitar da melhor maneira e transformamos a apreensão em alimento para entidades por meio da parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que faz a gestão do Banco de Alimentos”, explicou o secretário.

Na manhã desta quinta-feira (12/04), a equipe do Banco de Alimentos informou todas as entidades cadastradas sobre a disponibilidade de retirada do pescado. Até o momento, cerca de 10 entidades já haviam retirado a doação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *