Receberão os certificados da Secretaria de Esporte e Lazer,  mais de 180 alunos

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realiza às 19h30 desta quinta-feira (6), na Escola Municipal de Vela “ Lars Grael”, a formatura dos alunos das escolas municipais de vela.

A cerimônia formará mais de 180 alunos de diversos módulos, vindos das duas escolas instaladas no arquipélago.

Um dos professores das escolinhas, Felipe Nascimento, explica que a cada semestre (ou ano), as turmas avançam um módulo. No início, o aluno faz o básico 1 depois o 2, o Pré Intermediário, Intermediário e, por fim, o módulo Flotilha, passando então a compor a equipe de competições.

Referência em todo o Brasil, as   escolas de vela atendem centenas de crianças e oferecem aos munícipes a oportunidade de terem aulas de vela gratuitas nas classes Optmist, Dingue, e Snipe; para 2019, as unidades contarão também com a 420, uma classe internacional de embarcação, sem contar que a escola do sul, oferece ainda aulas de canoagem e stand up.

“Formatura é o momento esperado durante todo o ano pelos jovens velejadores, pois coroa um ciclo de aprendizado e realizações. Apesar de possuir o mesmo nome usado na escola tradicional (formatura), a graduação dos velejadores se constitui de forma diferenciada – não se tem como objeto principal o conceito o saber, ou não, na vela, canoagem ou stand up. O desenvolvimento deve ser completo, não só intelectual. E para que haja isso ocorra,  o velejador deve obter conhecimento do todo, isto é,  intelectual, físico, motor e cultural. Com isso, o aluno, certamente,  será um ótimo velejador e, acima de tudo, um ser humano completo”, declarou Felipe Nascimento.

Os interessados em fazer as aulas devem ficar de olho na   data de abertura das matrículas – o que deve acontecer a partir de fevereiro de 2019 –, as quais serão divulgadas em breve. Os documentos necessários são uma foto 3×4, comprovante de residência, declaração escolar, cópia do RG do aluno e do responsável, e atestado médico.

Investimento nas escolinhas

Desde o ano passado, a gestão investiu muito em ambas as escolas, entregando mais de dez veleiros novos de classes como Dingue e Snipe, investiu em botes, caiaques e stand up, com a intenção de melhorar a estrutura para os alunos que já são comtemplados e atrair novos adeptos para as modalidades.

“Este período de formatura é um momento de realização para todos nós. Convido todos a prestigiarem. Para nós é uma grande alegria, ficamos muito felizes com as conquistas obtidas durante todo o ano; tivemos um velejador integrando a Seleção Brasileira na Europa, outros evidenciando o nome do arquipélago Brasil a fora, adquirindo ótimas colocações em competições importantes, como o Estadual de Brasília, o Paulista de Optimist e muitos outros. Então quando investimos nas escolinhas, em melhorar estrutura, estamos honrando o compromisso de fortalecer o esporte náutico, o compromisso de cuidar dos nossos munícipes, levando a riqueza do município para todos”, comentou o secretário de Esporte ,José Roberto de Jesus, o Beto de Mazinho.

Serviço: A Escola Municipal de Vela Lars Gral fica na rua Bartolomeu de Gusmão, 140, Pequeá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *