Projeto itinerante será realizado na Praça dos Bombeiros, Praia de Martin de Sá, de 11 a 13 de janeiro de 2019, com atrações culturais para toda a população realizado por meio da Lei de incentivo a cultura, Lei Rouanet, com patrocínio da PANCO, apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e realização do Instituto Eco Ambiental e Social, Ministério da Cidadania e Governo Federal

Desenvolvido pelo Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), o projeto Circuito Cultural tem como objetivo difundir os diversos elementos da cultura popular brasileira e, ao mesmo tempo, apoiar grupos culturais locais, utilizando o formato itinerante para alcançar o maior número de pessoas em suas manifestações culturais pelo país. Nos dias 11, 12 e 13 de janeiro (sexta, sábado e domingo), a trupe desembarca na Praça dos bombeiros na Praia de Martin de Sá, em Caraguatatuba (SP), onde levará animação para todas as idades.

Durante três dias, todos terão acesso a muita arte e cultura. As atividades serão oferecidas gratuitamente aos moradores da região e turistas em férias na cidade. Intérpretes de LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais e audiodescrição estarão no local para conduzir o público que necessite desses recursos.

“Os projetos desenvolvidos pelo IEAS priorizam o acesso à cultura, arte e esporte para população por onde passa. Nosso objetivo é incentivar, mesmo nesse formato lúdico, a participação principalmente das crianças e jovens que hoje estão muito ligadas aos equipamentos eletrônicos, por exemplo, em atividades e demais manifestações culturais, assim como oficinas e workshops oferecidos em suas cidades com foco no desenvolvimento do cidadão e também para o bem-estar”, comenta Patrícia Henrique, presidente do Instituto Eco Ambiental e Social.

O projeto Circuito Cultural conta com recursos da Lei Rouanetpatrocínio da PANCO realização do Instituto Eco Ambiental e Social, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

 Atrações para todas as idades

Entre as atrações preparadas especialmente para a edição do Circuito Cultural estão espetáculos de dança, teatro, cinema, oficinas circenses com o grupo Cia Smile Circus nas técnicas de malabarismo, acrobacias com saltos em dupla e pirâmides e palhaçaria. Seguindo com as atrações circenses, o público terá também na área de arena, apresentações com perna de pau, palhaço, sombra e mímicas. Para a criançada,workshops de pintura facial, desenhos, recreação, aplicação de tererê, além de muita música e animação.

Já nas apresentações musicais, o projeto irá contar com a Banda Conexão Central, Tiquinho e Banda e a Banda Buenos Marujo, que já estão ensaiando trilha sonora impecável para presentear a plateia com acordes afinadíssimos de samba, MPB, pop e também muito rock.

Para os apaixonados por dança e práticas que envolvem movimentos corporais, o espetáculo ficará por conta de escolas da região, que prepararam números especiais para a data, que vão do clássico ao contemporâneo. São elas: RT Studio de Dança Rogéria Thomé, Projeto Movimenta Caraguá, Urban Mix com o Professor Trajano, Danças Rítmicas com a professora Luciana Trintinalia, Casa Beija Flor Projeto Família Feliz, Danças Latinas com os Professores Beatriz Coelho e Marcus Sung, Ritmos Dance com a Professora Paula leal, Núcleo de Dança Juliana Thomé e Danças Latinas com Ellen Chernieski.

Ao longo do dia, no palco principal, o grupo de teatro Cia. São Genésio irá presentear o público com apresentações preparadas especialmente para o projeto.  A trupe já está ensaiando a peça ‘As Aventuras da Uma Gotícula’ e o clássico ‘O Menino do Dedo Verde’. Haverá resgate e apresentação de cirandas e cantigas de roda com os grupos folclóricos: Mogicaqui (ciranda de roda), rodas de capoeira com o Projeto Movimenta Caraguá, além de apresentação de curtas metragens.

Seguindo a proposta da valorização cultural, o grupo de Tayko Kiendaiko, de São Bernardo do Campo, fará apresentações de percussão com tambores e Associação de Kung Fu Shaolin do Sul Projeto Movimenta Caraguá e  a Academia Shaolin de Kung Fu, de Valinhoslevará para todos, as tradicionais ‘Dança do Dragão’ e ‘Dança do Leão’, espetáculos da tradição chinesa realizados também para comemorar o ano novo chinês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *