No último fim de semana (06/07), a fanfarra Municipal Comunidade Alaor de Caraguatatuba (Famcal) realizou uma integração entre alunos da Fanfarra do Cide do Tinga, Profª Maria Aparecida de Carvalho, na Sede da Famcal no Travessão.  E participou no domingo (07/07), do 4° Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras que aconteceu em Santos, no qual o grupo representou a escola Alaor e a cidade de Caraguatatuba levando para casa o 2° lugar.

Segundo o instrutor e coordenador da fanfarra, Marcos Silveira dos Santos, o primeiro evento realizado no sábado para os alunos da Fanfarra da escola Emef Profº Alaor Xavier Junqueira e Cide do Tinga, foi uma grande oportunidade para eles trocarem experiências, músicas, partituras e se conhecerem. As atividades aconteceram durante toda a manhã. “Nossa escola já estava querendo realizar essa interação com a Fanfarra do Cide Tinga há bastante tempo e vimos nesse evento à oportunidade de aprendermos com eles e passarmos o que sabemos. Foi muito bom e todos aprenderam muito.”, afirmou Marcos Silveira.

A animação não parou apenas no evento de sábado, pois no dia seguinte o grupo todo já estava preparado desde cedo para participar do 4° Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras que foi realizado em Santos. A Famcal, grupo com apenas cinco meses de formação, teve uma grande experiência no concurso ao competir com diversas equipes de fanfarras diferentes que tinham até mais experiência e tempo de formação. Segundo Marcos, conseguir o 2º lugar fortaleceu ainda mais a grupo que ficou orgulhoso da colocação.

Marcos reforçou ainda: “Com esse evento, eu pude perceber que estamos no caminho certo. Cada integrante da fanfarra está muito empenhado e comprometido com fazer o melhor e foi o nosso melhor que mostramos na competição, mesmo em meio a grandes concorrentes.”.

O 4º Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras foi realizado no bairro do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo. Competiram 26 da Baixada Santista, Litoral Norte Paulista e Grande São Paulo.

As disputas ocorreram nas categorias Banda de Percussão Sênior, Banda Marcial Infantojuvenil, Livre Sênior e Banda Marcial Sênior. A categoria Infantojuvenil contempla jovens com até 18 anos completos este ano. Já a Sênior é destinada a pessoas com mais de 18 anos.

Os grupos foram avaliados por júri especializado nos quesitos: Apresentação, Aspecto Musical, Linha de Frente, Baliza e Mor. A premiação ocorreu por volta das 14h30.

A participação da Famcal no Concurso se deu por meio da parceria com a prefeitura de Caraguatatuba e Secretaria de Educação. “Agradecemos o apoio constante do prefeito Aguilar Junior, da secretária de Educação, Márcia Paiva, às equipes gestoras do Ciase Travessão e da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, e especialmente aos alunos e pais”, declarou Marcos.

Para participar da Famcal:

Ainda estão abertas vagas para participar da Fanfarra Famcal, no Ciase Travessão. Não há idade mínima para começar a fazer parte, a única exigência é estudar em escola da rede municipal de ensino e ser alfabetizado. E não é necessário ter experiência com algum instrumento.

As vagas disponíveis são: baliza, corpo musical, corpo coreográfico e guardas de honra.

As inscrições podem ser realizadas as segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h, no Ciase do Travessão; o interessado deve ter em mãos o RG pessoal e dos pais/responsáveis, além do cartão SUS e comprovante de residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *