A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e Obras, continua com o trabalho de limpeza/lavagem das ruas e melhorias nos canais de drenagem no bairro do Perequê-Mirim, na Região Sul da cidade.

Desde as 7h desta segunda-feira (13/01), diversos maquinários e servidores municipais estão no bairro realizando trabalho de melhorias e limpeza nos canais e valas de drenagem.

No domingo (12/01), foi realizada também uma intervenção no Rio Perequê-Mirim. Técnicos da administração receberam vídeos e fotos de populares informando que o rio estava fora do seu curso normal devido a uma barreira encontrada próximo ao bairro do Jaraguá.

Imediatamente, por determinação do prefeito Aguilar Junior, secretários municipais foram até o local com maquinários e identificaram o local após imagens fotográficas e de drone.

Uma vala, que provocou a inundação, foi fechada e a água que estava indo para as ruas do bairro Perequê-Mirim começou, então, a escoar normalmente.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Marcel Giorgeti, foi realizado o fechamento do canal para que as águas do rio não invadissem o bairro. “Além disso, usamos maquinários para melhorar a limpeza dos canais de drenagem”, explica. “Após a intervenção, imediatamente a água começou a escoar, mostrando que as obras de drenagem estão surtindo efeito”.

Monitoramento

A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que desde a madrugada de domingo (12/01) monitora as áreas de risco e de alagamentos em toda cidade.

Em 72 horas choveu na cidade cerca de 70 milímetros, o que equivale a 70 litros por metro quadrado e ainda há previsão de chuva ainda hoje (13/01). Não houve necessidades de remoção. De 1º de janeiro até agora choveu 97,08 milímetros.

Mesmo com o volume de chuva, a Prefeitura de Caraguatatuba entende que em todos os outros locais/bairros onde as obras de drenagem estão sendo executadas, os danos causados pela chuva foram menores do que antes das intervenções.

Especificamente sobre o bairro do Perequê-Mirim, uma investigação será feita por conta da abertura da vala próximo ao rio e que inundou ruas do bairro. Identificou-se que se tratava de uma água barrenta e não comum em alagamentos.

A Prefeitura de Caraguatatuba ressalta que as equipes da Defesa Civil estão em prontidão e qualquer ocorrência pode ser relatada pelo telefone de emergências, o 199.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *