O projeto Verão no Clima, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, iniciado no último dia 10 de janeiro e realizado em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), contabilizou pelo menos 1 mil abordagens a moradores, turistas e veranistas sobre conscientização e educação ambiental.

Ao todo, 14 monitores atuam nas praias Cigarras (Costa Norte) e de Maresias (Costa Sul), com orientação e incentivo ao descarte correto do lixo e, ainda, sobre as causas e consequências ao meio ambiente. A ação também somou o recolhimento de pelo menos 12 sacos de lixo, de 50 litros, com os mais diversos resíduos, em um mês de campanha.

No decorrer das abordagens, foram recolhidas, garrafas pets, copos descartáveis, canudos, tampinhas plásticas e metálicas, entre outros. A bituca de cigarro é a grande campeã dos resíduos descartados nas praias, contabilizando aproximadamente 70% do volume coletado.

O balanço foi realizado com base nas ações realizadas nos cinco primeiros finais de semana. Segundo a SEMAM, todos os resíduos são coletados pela empresa coletora de lixo S/A Ambiental e, os recicláveis são encaminhados à Cooperativa COOPERSSUS. Os materiais não passíveis de reciclagem são enviados ao aterro sanitário de Jambeiro, junto com os demais resíduos recolhidos do município.

A terceira edição da campanha segue até o dia 26 de fevereiro, sempre aos fins de semana (sextas, sábados e domingos), em dois períodos, das 9h às 13h e das 13h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *