Projeto “Prevenir na Cidade” oferece atendimento preventivo de câncer bucal

O ônibus consultório “Prevenir na Cidade”, do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), realizou mais de 100 atendimentos de prevenção ao câncer bucal em São Sebastião, durante ação promovida nos bairros Centro e Tepolândia, nos dias 11 e 12 de fevereiro.

A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), identificou seis pessoas com lesões suspeitas para reavaliação de dentista semiologista e realização de exames complementares de diagnóstico.   

Os atendimentos envolveram ainda orientação quanto ao câncer de pele e cadastro de pacientes com diagnóstico de câncer, interessados em receber apoio do GAPC, uma associação civil de interesse público sem fins lucrativos que oferece assistência social direta a pacientes em tratamento do câncer.

Segundo o Departamento de Saúde Bucal da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), a ação faz parte dos preparativos da campanha Julho Verde, que tem como objetivo chamar atenção para prevenção e tratamento de tumores de cabeça e pescoço.

A campanha será promovida pela primeira vez na cidade com programação que inclui simpósio, palestras nas Unidades de Saúde da Família (USFs), entre outras atividades para tratar do tema.

Câncer Bucal

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil é o terceiro país com o maior número de ocorrências de câncer de boca, com 15 mil casos por ano. O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Para saber mais sobre a GAPC, acesse o site www.gapc.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *