Na última Sessão Ordinária, os Vereadores discutiram sobre a situação da Travessa do Leandro, local conhecido como Buraco Fundo, na Barra Velha, que aguarda uma revitalização há anos e vem sendo tema constante de requerimentos. O último, de autoria do Vereador Mateus Pestana (PC do B), especifica a necessidade de manutenção em toda sua extensão. O parlamentar ainda apontou para uma obra que se encontra paralisada, desde 2018, para implantação de uma Estação Elevatória de esgoto – ainda desativada.

O vereador Luiz Paladino (PSB) ressaltou a importância de rever contratos da Estação Elevatória de Esgoto na travessa do Leandro pelo tempo de espera dos moradores. “Temos acompanhado e administração passada deixou apenas os espaços destas elevatórias, que é nosso maior problema. Tivemos uma audiência com a Sabesp e deixei bem claro meu posicionamento e como a minuta não contempla as necessidades do município. É preciso realizar a readequação dessas elevatórias, principalmente nos bairros do Cocaia, Reino, Água Branca, Alto da Barra velha, Armação”, explicou.

De acordo como Vereador Gabriel Rocha (SD), o espaço que Pestana menciona em seu requerimento não possui autorização da CETESB para a construção da elevatória. Inclusive, durante sua fala questionou a responsabilidade da gestão anterior sobre esse local não licenciado. “A estação elevatória da Travessa foi construída de forma irregular e hoje está abandonada. O mesmo fez a elevatória para depois tentar o licenciamento que não saiu e não se responsabilizou. E, lembrando, como foi mencionado na Audiência Pública, na segunda (02/03 ), temos que nos preocupar com o saneamento nas comunidades tradicionais e dos núcleos”, enfatizou.

Luiz Paladino explicou que muito mais do que a ligação das casas na rede de esgoto, ainda será preciso que haja uma fiscalização sobre esse procedimento. “Não adianta nada a Secretaria fazer o projeto das elevatórias e as pessoas não ligarem. E ainda temos que brigar por um melhor tratamento, não o EPC, hoje existente. As Elevatórias estão localizadas bem próximas das bacias, ou seja, em áreas de APP, a canalização disso deve ser correta para retirar o esgoto dos córregos e rios”.

O Vereador Mateus Pestana sugeriu que, logo após a resolução da elevatória, seja feita uma revitalização no local e melhora da infraestrutura de uma rua que ajudaria a acessar a Travessa do Leandro. “É uma cobrança antiga dos moradores. Já se passaram quase três anos e nada foi feito. Com a execução das Estações Elevatórias, posteriormente poderemos ver a situação de todo aquele calçamento, drenagem urbana. Inclusive tem uma rua de terra que desce, o acesso é ruim, mas se melhorar poderíamos ter dois acessos ao Buraco Fundo”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *