Entrou em funcionamento nesta terça-feira (30/06) a Unidade Móvel de Apoio à Castração (Zoomóvel) em Caraguatatuba. O primeiro bairro a receber a unidade foi o Jetuba, na região norte da cidade.

O objetivo da Unidade Móvel é facilitar o acesso aos serviços do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) à população dos bairros mais afastados da região central. A equipe do CCZ que atende no Zoomóvel aplica a vacina contra raiva, faz a microchipagem e encaminhamento para a castração de cães e gatos em uma das 12 clínicas credenciadas pela Prefeitura de Caraguatatuba. O serviço é gratuito.

O prefeito Aguilar Junior esteve acompanhando o início do funcionamento da Unidade Móvel, um dos compromissos assumidos em seu Plano de Governo.

“É uma grande satisfação entregar aos munícipes a Unidade Móvel de Apoio à Castração. Os serviços oferecidos no Zoomóvel reforçam nossa preocupação com a saúde animal e complementam nosso Programa de Controle Reprodutivo de cães e gatos. Com isso, ampliaremos nosso atendimento à população de maior vulnerabilidade social e, portanto, com menor acesso a serviços médicos veterinários”.

Ele ainda agradeceu ao deputado Federal Baleia Rossi por destinar ao município emenda parlamentar para a aquisição do Zoomóvel.

A dona de casa Vera Lúcia Camargo de Souza levou dois cachorros e dois gatos para vacinar, microchipar e pegar o encaminhamento para castração. “Minha cachorrinha acabou tendo cria sem a gente querer. Dos seis da ninhada, consegui doar cinco. Acabei ficando com um. Com esse serviço que a Prefeitura oferece não correremos risco nem com os cachorros nem com os gatos de ninhadas indesejadas. Tive um ótimo atendimento”, disse.

No primeiro dia de ação no Jetuba foram feitos 40 atendimentos pré-agendados para evitar aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta-feira (1º) o veículo vai atender a comunidade do Alto Jetuba.

Para participar do Programa de Castração o munícipe deverá apresentar no CCZ, após agendamento via telefone, cópias do RG, CPF, comprovantes de residência e de renda de até três salários mínimos (R$ 3.135), de segunda à sexta, das 9h às 12h. Somente cães e gatos, a partir dos seis meses de idade, serão castrados.

Os interessados devem agendar somente por telefone, pelo número 3887-6888, o pedido para a cirurgia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *