“Essa é a história de um boi, que sonhou que queria no mar mergulhar, esse boi é o Boi das Conchas”

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundaci, em parceria com as bibliotecas municipais de Ilhabela, apresentou nas redes sociais da Prefeitura, a contação musical de histórias e o conto caiçara escolhido foi sobre o “Boi das Conchas”.

O conto sobre o boi Ratanbufe, o Boi das Conchas, fez sucesso nas redes sociais da Prefeitura de Ilhabela alcançando por volta de 3.400 visualizações na apresentação. A contação musical de histórias foi realizada pelo grupo “Corre Cotia”, formado pelos músicos Gi Maldonado e Felippe Lins, pela escritora Janaina de Figueiredo e com a participação especial da contadora e escritora Alexandra Pericão.

A cultura do boi caiçara está presente em toda a região do Litoral Norte, este conto de tradição oral foi revitalizado pelos narradores locais de Ubatuba, sendo um deles o narrador Júlio Mendes.

 Veja a história pelo link: https://bit.ly/3i6MXcL

“Boi das Conchas”

O boi Ratambufe se torna na contação o protagonista de sua história e das suas escolhas: “Eu sou Ratambufe, com muito orgulho! Nasci com estórias sobre você, mar”. O mar surge como um personagem coadjuvante, reforçando o protagonismo e criando um diálogo para lá de interessante, entre mar e boi. Assim, essa história do Boi se amplia em muitas versões. Eis a máxima do narrador: “Quem conta um conto, aumenta um ponto”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *