1º DP deflagra ‘Operação Receptação Zero’ visando coibir furtos e roubos na região Sul de Caraguatatuba

A Polícia Civil de Caraguatatuba atráves do 1° DP do Porto Novo deflagrou na manhã desta sexta-feira (8/11) “Operação Receptação Zero” em depósitos de reciclagem e ferros velhos.

A ação contou com apoio de fiscais da Secretaria de Urbanismo e vistoriou 11 depósitos de reciclagem e ferros velhos na Região Sul da cidade. O objetivo foi verificar se os estabelecimentos estavam atuando regularmente, além de coibir a receptação de produtos roubados e furtados.

Dos 11 estabelecimentos vistoriados, quatro depósitos foram interditados pela Prefeitura devido à falta de documentação adequada, enquanto outros sete receberam intimações para cessar suas atividades temporariamente até que regularizem sua situação. Além disso, a fiscalização resultou na apreensão de diversos eletrônicos, entre eles, seis televisores e dois notebooks.

“Não se trata de uma caça às bruxas a esses estabelecimentos. Reconhecemos a importância deles para o meio ambiente e para a cidade. No entanto, é imprescindível que todos operem de acordo com a legislação vigente para garantir a segurança da população e a sustentabilidade do setor”, explicou o secretário Wilber Cardozo.

A ação contou novamente com a presença do delegado de Polícia Civil, Dr. Rodolfo Augusto Pereira César, que tem demonstrado compromisso em manter a regularização dos pontos de ferros-velhos no município, garantindo a segurança da população, além do combate ao crime de receptação.

Vale lembrar que quem é flagrado com material identificado como produto de furto pode responder criminalmente por receptação.

O artigo 180 do Decreto Lei nº 2.848 de 7 de Dezembro de 1940, tipifica como recepção qualificada, com base na redação dada pela Lei nº 9.426, de 1996, adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve ser produto de crime. A pena é reclusão de três a oito anos e multa.

Conforme o parágrafo 4º, do mesmo artigo, a receptação é punível, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. Já o parágrafo 6º define que: tratando-se de bens e instalações do patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista é em dobro.

A orientação para a população é que em caso de atitudes suspeitas ligue imediatamente para o telefone 190 da Polícia Militar ou faça denúncias pelo 181 da Polícia Civil.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Comerciante morre após ser baleado em galeria no bairro Itaguá em Ubatuba

Atirador fugiu em seguida em uma lancha que o esperava na praia Um comerciante morreu…

10 horas ago

43 pinguins foram encontrados mortos nos últimos três dias em praias do Litoral Norte de SP

O mês de julho marca o início da temporada de ocorrência de pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus)…

13 horas ago

9º Festival do Camarão de São Sebastião inicia nesta quinta-feira no bairro São Francisco

A Colônia dos Pescadores Z-14, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio…

14 horas ago

Polícia Militar atende ocorrência de agressão no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba

Na noite da última terça-feira (1º), uma equipe da Polícia Militar foi acionada para atender…

17 horas ago

Prefeitura informa: sistema Pare e Siga no km 145+800 da Rio-Santos

A Prefeitura de São Sebastião informa que o trecho da Rodovia Rio-Santos (SP-055), na altura…

17 horas ago

Férias escolares atraem mais de 5 milhões de turistas a SP e movimentam quase R$ 8 bi

Destaques para destinos da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão; do norte do Estado,…

18 horas ago