200 mil usuários devem passar pelas Travessias Litorâneas neste feriado prolongado

Novos PMV´s reforçam a comunicação com os motoristas; plantão das equipes mecânicas garantirão mais agilidade nas manutenções

A Operação Proclamação da República 2019 nas Travessias Litorâneas do Estado terá início à 0h desta sexta-feira (15/11) e segue até às 24h de domingo (17/11). Neste período, são esperados quase 200 mil usuários, entre automóveis, motos, caminhões, bicicletas e pedestres, em todos os sistemas dos litorais centro, norte e sul. O serviço mais procurado deverá ser a Travessia Santos/Guarujá, onde há a expectativa de mais de 78 mil usuários, sendo mais de 60 mil veículos. O segundo serviço com maior movimento deverá ser a Travessia São Sebastião/Ilhabela, no Litoral Norte, com a previsão de mais de 42 mil usuários, sendo quase 18 mil veículos.

A DERSA orienta que os usuários programem a viagem com antecedência e consultem os canais de comunicação da Empresa para se informar sobre a situação de momento nas oito travessias do Estado. Para isso, são disponibilizados o site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa, o telefone 0800 7733 711 e o App Travessias, lançado este ano e totalmente gratuito. No aplicativo, é possível saber o tempo para embarque, quantas embarcações estão em operação, situação climática e ter acesso às imagens de câmeras.

Além disso, os usuários contam com mais uma novidade: 30 Painéis de Mensagem Variável (PMV´s) instalados em pontos estratégicos dos viários de acesso às balsas. Nestes equipamentos, são inseridas mensagens de orientação aos motoristas e avisos importantes, como passagem de navios e condições de maré, por exemplo, que podem interferir na operação do serviço, além de informar sobre os tempos estimados para embarque.

NOVO PROGRAMA DE REFORMAS E MANUTENÇÕES – A atual gestão da DERSA tem investido em melhorar a qualidade das oito travessias do Estado. Foi implantado em 2019 o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que desde o início do ano já entregou oito embarcações totalmente remodeladas e outras quatro deverão ser entregues até o fim do ano.

Para garantir agilidade na oferta de embarcações à população, as manutenções ocorrem também em período noturno, outra novidade deste ano. Antes elas eram feitas apenas de segunda a sexta-feira e em horário comercial. No período noturno, geralmente de baixa demanda, os reparos se dão sem atrapalhar a operação.

CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL E EFETIVO – Toda a Operação Proclamação da República 2019 será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), 24 horas por dia, com a utilização de sistemas que fornecem previsões horárias da demanda de usuários e veículos, além de fazer o acompanhamento da entrada e saída de navios no canal do Porto. O CCO dispõe de 133 câmeras instaladas nas oito travessias. Ao todo, serão mais de 900 profissionais envolvidos em diversas áreas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Após duas décadas, prefeitura inicia desassoreamento do Rio Grande

A Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta terça, 19, a dragagem do Rio Grande, na região…

19 horas ago

Equipe de Judô de São Sebastião sobe ao pódio em quatro categorias do Paulista Inter Regional 2025

A equipe de Judô de São Sebastião brilhou mais uma vez nos tatames e conquistou…

19 horas ago

8º Festival FELINO leva peças teatrais gratuitas ao Teatro Municipal de São Sebastião

Nos dias 23 e 24 de agosto, o Teatro Municipal de São Sebastião será palco…

19 horas ago

Adolescente é flagrado vendendo drogas em quadra esportiva no Travessão em Caraguatatuba

Dois adolescentes foram detidos após serem flagrados com drogas em uma quadra esportiva do bairro…

20 horas ago

Comerciantes comemoram faturamento recorde de 300% no primeiro final de semana do Boteco do Camarão

O tradicional Boteco do Camarão, que teve início na última quinta-feira (14) e reúne na…

21 horas ago