????????????????????????????????????
O tradicional Festival do Camarão tem início em Caraguatatuba a partir desta quarta-feira (16) e segue até o dia 27 de julho, na Praça da Cultura. A festa é um marco cultural e turístico da cidade, e, em 2025 completa 26 edições que celebram a cultura caiçara, além de oferecer aos visitantes uma imersão na gastronomia e nas tradições de uma das comunidades pesqueiras mais antigas da região, da Praia do Camaroeiro.
Programação 26º Festival do Camarão
A edição de 2025 trará uma programação que inclui gastronomia, arte, cultura e esporte. O evento inicia oficialmente nesta quarta-feira, dia 16 de julho, às 17h, com a abertura oficial às 17h na Praça da Cultura. De 17 a 27 de julho, funciona das 12h às 23h59, com entrada gratuita.
Serão 17 estandes de culinária, com pratos à base de camarão e mandioca, além de dois estandes de doces tradicionais.
Para oferecer vivências caiçaras ao público, terá a Casa do Caiçara, oratório de São Pedro, Espaço da Memória do Arquivo Municipal Arino Sant’anna de Barros e Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) com exposições e contação de histórias e lendas. No Espaço das Artes, exposição e venda de obras de artistas e artesãos locais, no Rancho Caiçara, a cunhagem da canoa e confecção de redes artesanais, e no Espaço da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, projetos de preservação ambiental e degustação de produtos da Mata Atlântica, como o Cambuci, também vão marcar presença na festa.
No encerramento, dia 27, tem ainda a Corrida de Canoa, às 9h, na Praia do Centro, com categorias solo, dupla masculina, feminina e mista. As inscrições serão feitas no local, a partir das 7h30. Quem não tiver canoa, pode participar das baterias com as embarcações que serão cedidas pela fundação. No dia, terá ainda a exibição especial com Miguel de Andrade e convidados, no evento “Canoa a Pano”.
O Festival do Camarão
O 1º Festival do Camarão surgiu em 1998 para celebrar o fim do defeso, período em que a pesca do camarão é proibida. Organizado pela Secretaria de Turismo e pela Colônia de Pescadores Z-8, o festival promove a pesca sustentável e incentiva o turismo local. Ao longo dos anos, o evento cresceu e tornou-se um dos mais importantes de Caraguatatuba.
A partir de 2008, o festival passou a ser realizado na Praça da Cultura, no centro da cidade e ampliou as atrações para além da gastronomia, com exposições, atividades culturais e competições esportivas, sempre com o foco na valorização do patrimônio cultural e ambiental da região.
Durante o evento é possível visitar a ‘Casa do Caiçara’, um espaço cultural montado que resgata as tradições caiçaras e oferece uma imersão na vida tradicional da comunidade pesqueira, com paredes de pau a pique, que abriga também a Casa da Farinha.
Mais História
A comunidade do Camaroeiro remonta à década de 1940, quando cerca de 20 famílias de pescadores começaram a habitar a região. O nome da praia foi inspirado pela grande quantidade de camarões presentes no local, sendo a pesca, com o uso do “puçá”, uma das principais fontes de sustento das famílias. As casas eram simples, construídas de pau-a-pique e iluminadas por lampiões, e as mulheres da comunidade confeccionavam esteiras de taboa, um produto essencial para a pesca.
A pesca era tão abundante que os pescadores, ao saírem de madrugada, voltavam com balaios cheios de camarões. O comércio da produção era realizado pelos próprios moradores, que vendiam diretamente na praia ou em feiras. O evento religioso em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores, surgiu dessa convivência, com celebrações que incluíam rezas, danças e a famosa procissão marítima. Um grande impulsionador dessa festa foi Seu Sebastião Isidoro, que encontrou uma imagem de São Pedro durante uma pescaria em 1955.
A festa de São Pedro era marcada pela participação da comunidade local, com figuras de destaque como o capitão do mastro, capitão da fogueira e capitão do pau-de-sebo, além de atividades populares como quadrilhas e cana verde. O quentão, o café com torresmo e os bolos feitos pelas mulheres da comunidade eram oferecidos gratuitamente. A celebração ficou conhecida como “Festa do Isidoro” e atraía milhares de pessoas, tanto da comunidade, como de toda a região.
Serviço
26° Festival do Camarão
Data: 16 a 27 de julho
Local: Praça da Cultura – Centro
Horário: 16 de julho – das 17h às 23h59 – Abertura Oficial – 19h
17 a 27 de julho das 12h às 23h59
Entrada: Gratuita
Atrações: Gastronomia, cultura caiçara, exposições, artesanato, atividades ambientais e esportivas
A Polícia Civil de São Sebastião investiga a morte de um bebê de sete meses,…
Publicação saiu no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (15) O Governo de São Paulo…
O Corpo de Bombeiros foi acionada na tarde desta segunda-feira (14/7), para atender uma ocorrência…
A Polícia Civil por meio dos policiais do 2º Distrito Policial de São Sebastião efetuou…
Nessa semana os túneis da Serra Nova da Rodovia dos Tamoios serão fechados de noite…
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça será uma das atrações no primeiro dia de regatas A…