O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Para alertar a população masculina, Caraguatatuba realizou no último sábado (5), a 2ª Caminhada Beneficente pela Saúde do Homem que contou com a participação de 600 pessoas em prol da causa sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
Os participantes percorreram o trajeto do bairro Indaiá até o Mirante do Camaroeiro. A Caminhada foi organizada pela Clínica Uroproct e pelo Studio Personal Movimax, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba.
O prefeito Aguilar Junior esteve presente acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Samara Aguilar. Ele destacou essa como sendo uma ação importante e reforçou aos homens que procurem atendimento médico. “Tirem dúvidas e quebrem preconceitos. A detecção e o tratamento precoce salvam vidas”, ressaltou.
Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. A prevenção e o tratamento são as únicas formas de garantir a cura do câncer de próstata.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, normalmente 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Alguns fatores de risco contribuem para o surgimento da doença, como histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade.
Os alimentos arrecadados como participação para caminhada serão doados ao Fundo Social de Caraguatatuba.
A esposa e sogra marcaram presença no show que aconteceu nesta sexta-feira (1º/8), em São…
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio amplia a partir desta segunda-feira (4), a…
Ao comentar sobre a atualização de tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros, o…
A seleção feminina de futebol coloca a prova, neste sábado (2), a hegemonia na Copa…
Em entrevista ao portal LeoDias, o cantor maranhense celebra hit com o embaixador e fala…
A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por planos…