Com o selo “Cidade Amiga das Baleias”, o município de Ilhabela se destaca no avistamento responsável de cetáceos
Saltos acrobáticos, borrifos potentes e caudas cortando a superfície do mar com leveza impressionante. O espetáculo das baleias em Ilhabela já faz parte do calendário turístico da cidade e atrai cada vez mais visitantes que buscam experiências inesquecíveis em contato com a natureza.
A novidade é que, além de ser rota de passagem da majestosa baleia-jubarte, Ilhabela agora é referência nacional em turismo de avistamento responsável, com pontos estratégicos para observar esses gigantes do oceano — seja por terra ou por mar — e com operadoras certificadas com o selo “Cidade Amiga das Baleias”.
De maio a agosto, as baleias-jubarte migram do Polo Sul para as águas mais quentes do Brasil.
Nesse período, Ilhabela se transforma em uma verdadeira rota de gigantes marinhos, com oportunidades de avistamento tanto no mar quanto em pontos elevados da costa.
Para quem sonha com um encontro mais próximo com as jubartes, os passeios de barco são a melhor opção.
As embarcações partem geralmente pela manhã, com duração média de 3 a 4 horas.
Os principais pontos de avistagem no mar são:
Uma das áreas mais procuradas, com excelente visibilidade e grande número de avistamentos.
Região rica em biodiversidade, frequentada por baleias-jubarte, golfinhos-pintados-do-Atlântico e golfinhos-nariz-de-garrafa.
Local privilegiado para observação, principalmente de jubartes e baleias-de-Bryde.
Se a preferência é permanecer em terra firme, há também ótimas opções para observação a partir da costa, principalmente na região sul do município:
Recém-inaugurada, é de fácil acesso e oferece vista privilegiada do canal de Ilhabela. Ideal para famílias e passeios tranquilos.
O local, dedicado à observação e pesquisa, possui infraestrutura voltada para a educação ambiental e está com previsão de abertura ao público em 2025. Será necessário agendamento prévio.
O selo “Cidade Amiga das Baleias” (Decreto Municipal nº 11.320/2025) certifica operadoras comprometidas com a segurança, respeito à vida marinha e práticas ambientalmente responsáveis. Essas empresas também incentivam a ciência cidadã ao convidar os turistas a fotografar e registrar os encontros com cetáceos, de modo a contribuir para projetos de monitoramento da fauna marinha. É possível consultar a lista oficial das operadoras certificadas no site: www.turismoilhabela.com. Basta acessar a seção “Operadoras Amigas das Baleias” e escolher um passeio seguro, certificado e responsável.
Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas…
O município de São Sebastião participou de mais uma edição do Revelando SP, maior festival…
A Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael” mais uma vez marcou presença no…
Nova ferramenta substitui solicitações antes feitas pelo SEI Externo em 216 serviços, permitindo maior autonomia…
Nesta quarta-feira os bombeiros contaram com ajuda da equipe do Águia que utilizou 43.5 mil…
A Polícia Municipal de São Sebastião prendeu, na terça-feira (29/7), um homem em situação de…