Abertas inscrições para o 23º Festival do Camarão em Caraguatatuba

Os pescadores interessados em participar da 23ª edição do Festival do Camarão devem entregar a documentação solicitada no período de 11 a 14 de abril, das 9h às 16h, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A tradicional festa será realizada de 15 a 24 de julho de 2022, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro de Caraguatatuba.

Ao todo, serão concedidas 25 barracas, sendo 23 para comercialização de alimentos/refeições preparados, obrigatoriamente, à base de camarão e mandioca, das quais 22 barracas serão destinadas exclusivamente a membros da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e uma a membros da Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba. As outras duas serão para doces caseiros e tradicionais da região.

Os documentos necessários para o credenciamento e mais informações sobre o Edital podem ser acessados pelo link: https://fundacc.sp.gov.br/editais-fundacc/05/04/2022/edital-no-0072022-chamamento-publico-festival-do-camarao-2022.

Os contemplados pelo credenciamento deverão participar das reuniões preparatórias como organização, manipulação de alimentos, degustação, questões sanitárias; da procissão marítima e cerimônia ‘Barcos ao Mar’, no dia 5 de junho de 2022, às 10h, no Entreposto de Pesca da Praia do Camaroeiro, com embarcações obrigatoriamente decoradas; nos dias do 23° Festival do Camarão, em suas respectivas barracas, à disposição para tratar de todos os assuntos ligados à gestão do espaço; entre outras.

Em relação aos pratos liberados para comercialização durante o 23° Festival do Camarão, serão permitidos porção de camarão pequeno, porção de camarão grande, espetos de camarões grandes e pequenos, porção de mandioca, porção de batata frita, porção de peixe frito, pastel de queijo e, até dois pratos e dois salgados à base de camarão, previamente determinados e aprovados pela equipe organizadora.

O Festival do Camarão é realizado pela Fundacc e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro, por meio da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

O evento visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo.

Tem, ainda, o propósito de ser fonte de geração de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.

Vale ressaltar que o 23º Festival do Camarão poderá sofrer modificações de acordo com a legislação federal, estadual e municipal relativas à pandemia de Covid-19, desta forma, um novo regramento poderá ser disponibilizado.

23º Festival do Camarão – seleção e credenciamento

Entrega de documentos: 11 a 14 de abril

Local: Rua Santos Dumont, 502, Centro de Caraguatatuba (Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca)

Festival do Camarão: 14 a 25 de julho

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

58 minutos ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

2 horas ago

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

3 horas ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

4 horas ago

D'Ale comenta situação financeira do Inter e desabafa

Ex-meia acredita que é perseguido por alguns jornalistas, mas evitou nominá-los Source link

5 horas ago

Estado entrega catamarã modernizado para travessia, e vice-prefeito de São Sebastião reforça pedido por novas baias de estacionamento

A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve em São…

5 horas ago