Categories: DestaquesGeral

Ação da Prefeitura de Caraguatatuba recupera área de preservação invadida no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retirou, na última terça-feira (23), uma cerca erguida em uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada na Rua José Poloni, no bairro Rio do Ouro, região sul do município.

A ação criminosa já havia sido identificada durante uma operação de vistoria realizada dias antes. Dessa vez, o infrator foi identificado e autuado pela Polícia Militar Ambiental (PMA), que, por meio da Atividade Delegada, também acompanhou o trabalho da equipe do Departamento de Fiscalização de Posturas.

Com a colaboração de funcionários e equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), a intervenção envolveu a remoção de cercado, o recolhimento de materiais de construção, como areia e pedra, além de ferramentas utilizadas na obra irregular. A ação teve ainda o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Trator da Prefeitura realizando a remoção de material de construção de demolição de cercamento de área pública no bairro Rio do Ouro (Foto: Divulgação/PMC)

Mais ações

Os fiscais também atenderam, nesta quarta-feira (24), uma denúncia de invasão feita pela população e retomaram uma área pública na Avenida Emiliano Campedelli, no bairro Jardim Casa Branca, região norte da cidade. O local foi sinalizado com uma placa de identificação de área pública. Os responsáveis pela ocupação ainda não foram localizados pela municipalidade.

Balanço

Somente neste ano, a equipe do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo já realizou mais de 100 ações para coibir a ocupação desordenada (invasão) dentro do município.

Os fiscais da Prefeitura de Caraguatatuba, com apoio de policiais militares da Atividade Delegada, atuaram em 74 ações em áreas privadas – gerando um total de 123 autuações, e outras 68 operações que resultaram na recuperação de 16 áreas públicas, mediante ação demolitória em diferentes bairros. Há casos de áreas de preservação ambiental e permanente.

O ato de invadir e ocupar uma área em Caraguatatuba, sem a devida autorização, é ilegal. No município, o infrator está sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 2.979,70 (718 VRMs) e demais penalidades cabíveis civis e penais, segundo os artigos 251 e 254 da Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas).

Denúncias

A população pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, no site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Jornal Repórter Online Litoral chega com a missão de aproximar ainda mais o público das notícias do dia a dia

O Jornal Repórter Online Litoral estreia oficialmente no canal do YouTube, Instagram e facebook, no dia…

4 horas ago

Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio em Ilhabela

Segundo a polícia, o crime aconteceu em janeiro após uma briga em um bar onde…

10 horas ago

Provão Paulista: avaliação que dá acesso a 15.717 vagas no ensino superior de SP começa dia 4

Vagas são para a USP, Unesp, Unicamp e Fatecs no primeiro semestre e para novas…

12 horas ago

Dra. Fernanda Dalprat recebe Título de Cidadã Caraguatatubense

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou, na noite desta quinta-feira (30/10), sessão solene para a…

12 horas ago

Circuito Estudantil de Surfe movimenta praias de Ubatuba

A partir da segunda-feira, 3/11, Ubatuba recebe o Circuito Estudantil de Surfe, com disputas em…

12 horas ago

EDP realiza mutirão para modernização de equipamentos e podas de vegetação em bairros de São Sebastião

Ação acontece no Pontal da Cruz, Praia Deserta e Porto Grande; iniciativa faz parte do…

13 horas ago