Acolhimento às pessoas em situação de rua vai além e garante reinserção no mercado de trabalho

Caraguatatuba continua com o serviço de acolhimento à população adulta em situação de rua. Até o momento, o abrigo provisório conta com 50 pessoas. Na manhã desta segunda-feira (02), um grupo voluntário de cabeleireiras fez ação de corte de cabelo no local.

Outro atendimento que está sendo realizado com os acolhidos é a reinserção no mercado de trabalho. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba tem feito ação de orientação e encaminhamento para entrevistas de emprego.

Rafael, de 32 anos, mostrou interesse, fez a entrevista de emprego, passou no teste e já iniciou as atividades no final de semana como pizzaiolo no estabelecimento Kintal do Marquinhos. Para o mais novo contratado é uma oportunidade única que não podia ser dispensada.

Rafael conta que foi abandonado desde bebê e com 10 anos de idade foi morar na rua. “Desde criança todas as minhas chances de ter uma vida melhor foram rompidas. Com 18 anos, ingressei na área como cozinheiro e achei que finalmente iria me estruturar, mas mais uma vez não deu certo. Estou em Caraguá há quatro meses e quando recebi o convite para vir ao abrigo não pensei duas vezes. Tenho certeza que esta é minha chance de finalmente ter meu lar”, conta.

A conquista do Rafael serviu de exemplo para maioria dos abrigados e uma força-tarefa do PAT foi montada para elaboração de currículos e confecção da Carteira de Trabalho daqueles que mostraram interesse.

O prefeito Aguilar Junior, percebendo a vontade dos comerciantes em dar uma nova chance a este público, agradece. “Quero aqui parabenizar todos aqueles que hoje estão dando uma oportunidade para essas pessoas. Uma porta aberta pode mudar a vida de uma pessoa por completo”, disse.

A equipe de Serviço Social também realiza o trabalho de busca ativa para um possível retorno aos familiares ou à cidade de origem, confecção de documentos, encaminhamento para tratamento de dependência química. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.

Solidariedade

O Fundo Social de Caraguatatuba conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas.

“Diante desta demanda contamos com a ajuda de todos para que possamos atender com muito amor e carinho a população adulta em situação de rua neste período de frio intenso”, reforça a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Programa de Recuperação do Jundu em Caraguatatuba é apresentado em Audiência Pública

O Programa de Recuperação do Jundu foi tema da audiência pública realizada na Câmara Municipal…

7 minutos ago

Durante Operação Direção Segura Integrada (ODSI) 42 condutores são abordados e 34 autuações são aplicadas em Ilhabela

No dia 8 de agosto, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Mobilidade…

4 horas ago

Pneu de avião estoura durante pouso no aeroporto de Ubatuba

Um avião de prefixo PP-BOK teve o pneu estourado durante o pouso no Aeroporto Gastão…

5 horas ago

Procurado pela justiça é capturado no interior de adega sem alvará na região Sul de Caraguá

Um homem de 36 anos, foi preso no interior de uma adega na madrugada de…

10 horas ago

Comerciantes comemoram faturamento recorde de 300% no primeiro final de semana do Boteco do Camarão

O tradicional Boteco do Camarão, que teve início na última quinta-feira (14) e reúne na…

11 horas ago

Polícia Municipal de São Sebastião prende suspeito de descumprimento de medida protetiva debaixo da cama

Policiais municipais de São Sebastião prenderam na madrugada de domingo (17/8) um homem acusado de…

11 horas ago