Categories: CidadesRegião

‘Adolescente sozinho no quarto com o celular na mão não está seguro’, alerta delegada de SP

Em entrevista ao programa SP em 3, 2, 1, da Agência SP, chefe do Noad destacou que riscos online não podem ser ignorados

A chefe do Núcleo de Operações e Articulações Digitais (Noad) da Polícia Civil de São Paulo, Lisandrea Salvariego Colabuono, destacou em entrevista ao programa SP em 3, 2, 1, da Agência SP, a importância da atenção dos pais e responsáveis com a segurança digital de crianças e adolescentes. A fala da delegada ocorre no contexto da instauração de um inquérito para investigar uma plataforma online por apologia à violência digital.

Segundo o Noad, a plataforma descumpriu uma solicitação emergencial realizada pelas autoridades para derrubar uma transmissão ao vivo onde eram exibidas cenas de violência para crianças e adolescentes. Durante a entrevista, Lisandrea enfatizou que riscos como este estão presentes no mundo digital e não podem ser ignorados.

“É preciso que haja um alerta: o que meu filho consome, o que ele se interessa nas redes sociais, o que ele tem mais propensão a acessar? Isso é de fundamental importância que os pais entendam e aceitem”, afirmou. Segundo ela, a exposição pode transformar crianças e adolescentes em potenciais vítimas de crimes como cyberbullying, auto-mutilação induzida ou até abuso sexual virtual.

A delegada reforçou que o fato de estarem em casa, em um ambiente aparentemente seguro, não significa que estejam protegidos no mundo digital. “Um adolescente sozinho no quarto com o celular na mão não está seguro”, alertou. Lisandrea comparou os cuidados no ambiente online à antiga orientação de não conversar com estranhos nas ruas, destacando que o mesmo princípio deve ser aplicado às redes sociais e jogos virtuais.

Ela ainda orientou que os pais devem manter diálogo constante com seus filhos, explicando que nem todos que interagem online são amigos e que é fundamental desconfiar de abordagens suspeitas.

A chefe do Noad também explicou as formas de denúncia para casos suspeitos. Pais, responsáveis ou vítimas podem procurar uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência, ou usar o Disque Denúncia.

O Noad foi criado pela Polícia Civil de São Paulo para atuar no enfrentamento da violência digital, apurando crimes como extorsão sexual, aliciamento de menores, invasões de dispositivos e outros delitos cometidos no ambiente virtual. A atuação especializada do núcleo visa proteger principalmente crianças e adolescentes, público mais vulnerável nas redes.

O Noad conta com agentes atuando infiltrados 24 horas por dia em comunidades e grupos de internet.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

56 minutos ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

5 horas ago

Prefeito Reinaldinho anuncia tolerância zero contra criminalidade em São Sebastião

Assaltante é preso menos de 24 horas depois de delito em São Sebastião O prefeito…

9 horas ago

SP-55 que leva as cidades do Litoral Norte deve receber 122,6 mil veículos durante feriado do trabalhador

A informação é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) responsável pela Rodovia, Doutor Manoel…

9 horas ago

CCR RioSP realiza nova série de ativações na rodovia Rio-Santos para orientar os motoristas sobre o pagamento do Free Flow

Nesta quinta-feira (1°)  feriado, do Dia do Trabalho até o dia 4 de maio, a…

9 horas ago