Categories: CidadesRegião

‘Adolescente sozinho no quarto com o celular na mão não está seguro’, alerta delegada de SP

Em entrevista ao programa SP em 3, 2, 1, da Agência SP, chefe do Noad destacou que riscos online não podem ser ignorados

A chefe do Núcleo de Operações e Articulações Digitais (Noad) da Polícia Civil de São Paulo, Lisandrea Salvariego Colabuono, destacou em entrevista ao programa SP em 3, 2, 1, da Agência SP, a importância da atenção dos pais e responsáveis com a segurança digital de crianças e adolescentes. A fala da delegada ocorre no contexto da instauração de um inquérito para investigar uma plataforma online por apologia à violência digital.

Segundo o Noad, a plataforma descumpriu uma solicitação emergencial realizada pelas autoridades para derrubar uma transmissão ao vivo onde eram exibidas cenas de violência para crianças e adolescentes. Durante a entrevista, Lisandrea enfatizou que riscos como este estão presentes no mundo digital e não podem ser ignorados.

“É preciso que haja um alerta: o que meu filho consome, o que ele se interessa nas redes sociais, o que ele tem mais propensão a acessar? Isso é de fundamental importância que os pais entendam e aceitem”, afirmou. Segundo ela, a exposição pode transformar crianças e adolescentes em potenciais vítimas de crimes como cyberbullying, auto-mutilação induzida ou até abuso sexual virtual.

A delegada reforçou que o fato de estarem em casa, em um ambiente aparentemente seguro, não significa que estejam protegidos no mundo digital. “Um adolescente sozinho no quarto com o celular na mão não está seguro”, alertou. Lisandrea comparou os cuidados no ambiente online à antiga orientação de não conversar com estranhos nas ruas, destacando que o mesmo princípio deve ser aplicado às redes sociais e jogos virtuais.

Ela ainda orientou que os pais devem manter diálogo constante com seus filhos, explicando que nem todos que interagem online são amigos e que é fundamental desconfiar de abordagens suspeitas.

A chefe do Noad também explicou as formas de denúncia para casos suspeitos. Pais, responsáveis ou vítimas podem procurar uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência, ou usar o Disque Denúncia.

O Noad foi criado pela Polícia Civil de São Paulo para atuar no enfrentamento da violência digital, apurando crimes como extorsão sexual, aliciamento de menores, invasões de dispositivos e outros delitos cometidos no ambiente virtual. A atuação especializada do núcleo visa proteger principalmente crianças e adolescentes, público mais vulnerável nas redes.

O Noad conta com agentes atuando infiltrados 24 horas por dia em comunidades e grupos de internet.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Jornal Repórter Online Litoral chega com a missão de aproximar ainda mais o público das notícias do dia a dia

O Jornal Repórter Online Litoral estreia oficialmente no canal do YouTube, Instagram e facebook, no dia…

4 horas ago

Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio em Ilhabela

Segundo a polícia, o crime aconteceu em janeiro após uma briga em um bar onde…

10 horas ago

Provão Paulista: avaliação que dá acesso a 15.717 vagas no ensino superior de SP começa dia 4

Vagas são para a USP, Unesp, Unicamp e Fatecs no primeiro semestre e para novas…

12 horas ago

Dra. Fernanda Dalprat recebe Título de Cidadã Caraguatatubense

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou, na noite desta quinta-feira (30/10), sessão solene para a…

12 horas ago

Circuito Estudantil de Surfe movimenta praias de Ubatuba

A partir da segunda-feira, 3/11, Ubatuba recebe o Circuito Estudantil de Surfe, com disputas em…

13 horas ago

EDP realiza mutirão para modernização de equipamentos e podas de vegetação em bairros de São Sebastião

Ação acontece no Pontal da Cruz, Praia Deserta e Porto Grande; iniciativa faz parte do…

13 horas ago