Adolfo Lutz investiga morte de macaco na Região Norte de Caraguatatuba

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba confirmou que encontrou na última sexta-feira (19/07) um macaco morto da espécie bugio, em área de floresta, nas proximidades do bairro Parque Imperial, no bairro Massaguaçu, na região Norte da cidade.

A equipe do CCZ esteve no local para coleta de amostra do animal que foi logo encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz para identificação da causa morte.

Segundo o veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Guilherme Garrido, a previsão é de que o resultado da amostra saia dentro do prazo de uma semana, mas, desde já, alerta a população para que colabore com os trabalhos do município e tome a vacina.

“Sempre que houver a identificação de primatas com mudanças de comportamento (mais lentos) ou mortos, por favor, peço a todos que entrem, imediatamente, em contato com o CCZ (3887-6085) ou, aos finais de semana com o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199) que seremos notificados de imediato”, recomenda.

De segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba seguem com os procedimentos de imunização conforme horário de cada sala de vacina.

Em junho, a Prefeitura de Caraguatatuba confirmou o primeiro caso de macaco morto causado pelo vírus da febre amarela, encontro na área do Parque Estadual, no bairro Sertão dos Tourinhos, região Norte da cidade.

Alerta

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, mediante os fatos, já mobilizou funcionários dos setores da Vigilância Epidemiológica (VE), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Atenção Básica, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que farão levantamento casa a casa no entorno do bairro Parque Imperial para saber quais pessoas que já tomaram vacinas, as que possuem restrição e as que se recusam a receber a imunização.

As pessoas que não foram vacinadas deverão procurar a UBS para receber a vacina contra a febre amarela.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu

São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus…

3 horas ago

Prefeitura de Ilhabela replanta árvores removidas em obras municipais nos principais canteiros da cidade

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, toma medidas significativas para preservar o meio ambiente e…

3 horas ago

UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento…

3 horas ago

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago