Aguilar Junior pede descongelamento de Loteamento no Pegorelli e juiz aceita

Após pedido do prefeito Aguilar Junior, o juiz titular da 1ª Vara de Caraguatatuba, Ayrton Vidolin Marques Junior, deferiu na tarde de quarta-feira (06/02) o descongelamento do Loteamento Reinaldo Honório, localizado no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade.

A decisão beneficia 146 famílias e a administração já trabalha no descongelamento de outros núcleos do Pegorelli para beneficiar mais 350 famílias (Loteamento Vector e adjacências).

Nesta semana, a área foi alvo de uma ação da empresa EDP para desligamento de energia elétrica das instalações consideradas “gatos”. Imediatamente, por determinação do prefeito Aguilar Junior, uma força tarefa foi montada para assistir os moradores do local e promover de forma emergencial a regularização fundiária no loteamento, garantindo o direito de água e luz.

Segundo o juiz, existe uma Ação Civil Pública referente ao Loteamento Reinaldo Honório e aos loteadores foi imposta a obrigação de regularização do local com implantação de infraestrutura.

“Considerando que não houve o cumprimento voluntário da obrigação, a etapa processual a seguir consiste exatamente na intervenção estatal para realização direta das medidas necessárias. As partes celebram composição, com inserção do núcleo no programa de regularização fundiária, o que é salutar também por se tratar de local com ocupação antrópica (146 famílias) e desprovido de infraestrutura essencial. Por ora, defiro o descongelamento de área especificamente para fins de regularização fundiária levada a efeito pelo Município de Caraguatatuba. Observo que o loteamento consiste em núcleo urbano ocupado predominantemente por população de baixa renda, configurando regularização fundiária urbana de interesse social”, cita em seu despacho o juiz Ayrton Vidolin Marques Junior.

Ainda no documento, ele mantém em plena vigência a vedação de qualquer ato de comercialização ou venda (ou promessa) em relação aos lotes.

“Oficie-se com urgência o Cartório de Registro de Imóveis para eventual anotação de desbloqueio de matrículas nas citadas áreas em que foi implantado o citado parcelamento de solo. Oficie-se à Sabesp e a EDP Bandeirante autorizando novas ligações de água, esgoto e energia elétrica nos imóveis inseridos no loteamento, mediante autorização da Secretaria Municipal de Urbanismo nos termos de procedimento de regularização fundiária”, finaliza o magistrado.

O prefeito Aguilar Junior comemorou a decisão e a sensibilidade do Judiciário de Caraguatatuba. “Fico feliz em ver que a Justiça quer resolver a questão que se arrastou há anos e temos a oportunidade de promover a regularização fundiária no local. E mais, que os moradores tenham água e luz regularizados. Isso é dignidade”, comenta.

A partir de agora, os moradores também poderão requerer o programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece desconto na conta de luz para os primeiros 220 KW/h consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda. A concessionária também apresentará um projeto de extensão de rede para a comunidade e se comprometeu a doar os postes padrão aos moradores.

Documentos

Nesta sexta e sábado (8 e 9/2), uma força-tarefa da Secretaria de Habitação executará os procedimentos necessários de regularização fundiária para dar entrada na guia de emplacamento do imóvel (numeração), na Secretaria de Urbanismo, para ligação de água e energia elétrica.

A equipe da Prefeitura de Caraguatatuba atenderá os moradores na Rua José Geraldo da Silva Filho, 990, próximo à Lan House. Nesta sexta-feira, o atendimento será das 9h às 15h. Já no sábado, o atendimento será das 10h às 14h.

Após o preenchimento do formulário de regularização fundiária, os moradores precisam apresentar cópias do RG e CPF de cada beneficiado e seu cônjuge; comprovante de endereço; contrato de compra e venda com cadeia sucessória; certidão de casamento/nascimento ou declaração de união estável; e outros documentos que comprovem a posse do imóvel (se houver).

Quem não puder comparecer nesses dois dias (8 e 9 de fevereiro), tem a oportunidade de dar entrada no pedido de regularização fundiária no Secretaria de Habitação, no Indaiá.

Segundo a Secretaria de Habitação, o objetivo da Prefeitura com essa força tarefa é dar mais comodidade aos moradores, a maioria de baixa renda. O processo que será montado para cada morador prevê a liberação de guia de emplacamento para ligação de água e luz, cadastro imobiliário na Prefeitura, bem como o encaminhamento ao Cartório de Registros de Imóveis para emissão da escritura definitiva do imóvel ou terreno.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Atletas de Caraguatatuba fazem final de etapa do mundial de beach tennis em Portugal

Os atletas de beach tennis de Caraguatatuba, Milton Diniz e Felipe Lopes, se enfrentaram na…

2 horas ago

Homem fica ferido após ser atropelado por coletivo em Ilhabela

Uma equipe do Samu foi acionada por moradores para socorrer uma vítima de acidente na…

6 horas ago

Forro do Tribo Caiçara encerra o 20º Festival da Tainha neste domingo em Caraguatatuba

A 20 edição do Festival da Tainha de Caraguatatuba prossegue até domingo, na Praça de…

10 horas ago

Festival Sertanejo do Arraiá Caiçara 2025 bate recorde de inscritos e reúne mais de 50 artistas na competição

Celebrando mais de três décadas de valorização da cultura popular, nas noites de 14, 15…

18 horas ago

Fundo Social e ETEC abrem inscrições gratuitas para Curso “Como cozinhar pratos diferentes usando alimentos da Cesta Básica”

O Fundo Social, em parceria com a ETEC Caraguatatuba oferece, gratuitamente, 16 vagas, para o…

18 horas ago

Avenida da Praia de Caraguatatuba recebe nova edição da Rua da Família neste domingo

A segunda edição da Rua da Família será realizada no próximo domingo (13/7), das 7h…

18 horas ago