Alunos da rede municipal participam de blitz educativa em Caraguatatuba

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, realizou nesta terça-feira (07) uma blitz com 69 alunos da EMEF Maria Thereza de Souza Castro, em frente à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro.

Direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I (4º ano), o programa faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação. Ao todo, 11 unidades escolares do município estão participando.

A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, posa para foto com alunos da EMEF Maria Thereza de Souza Castro, durante blitz educativa (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Sob a orientação de agentes de trânsito municipais, a blitz foi acompanhada pelos secretários Márcia Paiva (Educação) e Marcel Luiz Giorgeti (Mobilidade). Durante a blitz as crianças receberam um talão de multas fictício com o objetivo de colocar em prática o aprendizado sobre as leis de trânsito.

“Este é um programa educativo para orientar as crianças. Durante a blitz, através dos ensinamentos adquiridos nas aulas, os alunos transmitem as informações aos motoristas buscando a conscientização, melhorando o trânsito para todos”, comentou a secretária de Educação, Márcia Paiva.

A ação chamou a atenção de quem transitava pela região. Durante a blitz os agentes mirins chamavam a atenção quando viam alguma irregularidade ou infração de trânsito, como motociclistas com o visor do capacete levantado.

A cada abordagem os motoristas recebiam de presente um desenho produzido pelos alunos durante as aulas do projeto.

Programa Trânsito Legal

Completando 19 anos, o programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 25 mil alunos da rede pública. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

1 dia ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

1 dia ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

1 dia ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago