Alunos da Unicamp visitam Caraguatatuba e participam de projeto ‘Rancho-Escola’ na Comunidade da Cocanha

No último sábado (25), alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estiveram em Caraguatatuba para conhecer de perto as ações ambientalmente responsáveis realizadas pela comunidade da Praia da Cocanha, localizada na região norte do município.

Os universitários, juntamente com docentes da instituição, foram recepcionados por representantes da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), responsáveis por conduzir o projeto ‘Rancho-Escola’, que objetiva contribuir para uma cultura oceânica na sociedade, por meio da educação ambiental.

 

As atividades proporcionadas aos estudantes incluíram a observação do processo de preparo do marisco, cultivado na Fazenda Marinha de Mexilhões, para o comércio e consumo, vivência sobre a confecção de artesanato local, além de bate-papo sobre saberes e costumes caiçaras.

Foto: Divulgação/PMC

Os jovens também puderam conhecer mais sobre as políticas públicas de respeito, incentivo e resgate da cultura caiçara que veem sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Caraguatatuba.

Na ocasião, a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, conversou com a turma sobre a importância do turismo responsável.

O projeto ‘Rancho-Escola’ tem apoio da Prefeitura, entre a parceira das secretarias de Turismo e de Educação. Para conhecer mais sobre as ações da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (12) 99767-2163 e (12) 99767-7602, ou acessar o Instagram (@fazendamarinhadacocanha).

Melhores Vilas Turísticas

A Vila Turística Comunitária dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, será uma das duas representantes do Brasil no concurso global liderado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) que vai eleger as “Melhores Vilas Turísticas” do mundo.

A escolha foi feita pelo Ministério do Turismo (MTur) e anunciada no último dia 24 de junho. O concurso identifica vilas que tenham adotado abordagens inovadoras e transformadoras para o turismo nas áreas rurais e que estejam alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O país tem ainda como candidata a Vila de Paranapiacaba, distrito do município de Santo André (SP). O resultado será anunciado durante a Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo no final do ano. Por meio de um selo, a OMT identificará as ‘Melhores Vilas Turísticas’, que servirão como exemplo mundial.

Saiba mais sobre a Vila da Cocanha em www.caragua.tur.br/atrativos-turisticos/de-base-comunitaria/.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Sabesp executa importantes obras de coleta e tratamento de esgoto na Ilhabela

Mais de 18 mil moradores e turistas irão se beneficiar com intervenções que somam R$…

4 horas ago

PF combate crimes ambientais e fraudes fundiárias em Ubatuba

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (6/8), a Operação Restinga Viva, com o objetivo de…

6 horas ago

Brasil é campeão das Américas no goalball masculino e no feminino

Após campanha invicta, o Brasil faturou os títulos masculino e feminino do Campeonato das Américas,…

6 horas ago

Em assembleia, servidores municipais de Caraguatatuba aprovam greve

Em assembleia realizada na frente câmara nesta terça-feira (05), os servidores municipais de Caraguatatuba aprovaram…

6 horas ago

Hugo, dupla de Guilherme, aproveita gravação de DVD ao lada da esposa

O cantor sertanejo Hugo, dupla de Guilherme, aproveitou a gravação do DVD de Rafa &…

8 horas ago

Pediatras pedem aprovação de lei com licença-paternidade de 1 mês

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta terça-feira (5) uma carta aberta a parlamentares…

8 horas ago