Cetesb faz levantamento semanal em 174 pontos distribuídos em 150 praias do litoral paulista; órgão também analisa rios e represas
Quem está pensando em curtir uma praia nas férias de verão, deve tomar muito cuidado com a qualidade da água para não ter uma surpresa desagradável.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, faz a análise da qualidade das praias semanalmente, a partir da coleta de amostras de água do mar aos domingos, em 174 pontos distribuídos em 150 praias do litoral paulista.
Na cidade Caraguatatuba estão impróprias: Indaiá, Porto Novo e Praia das Palmeiras
Veja aqui (http://s.ambiente.sp.gov.br/html-praias/mapa.html) a qualidade das águas do litoral paulista.
O trabalho de avaliação da balneabilidade tem início com a coleta, feita por uma equipe técnica de seis coletores, que partem para pontos estratégicos, localizados no litoral norte e litoral sul do Estado. O profissional entra no mar, até a altura da cintura, e coleta a água em um frasco esterilizado, a 20 cm abaixo da superfície.
Ao final do dia, depois de percorrer todas as praias, as amostras são encaminhadas para análise nos laboratórios das Agências Ambientais de Cubatão e Taubaté. Mensalmente, são analisadas em média 700 amostras de água.
Ao acessar o mapa de qualidade da Cetesb, o banhista pode ver se a praia que ele deseja frequentar está própria ou não para mergulho pelas bandeiras de identificação, em que vermelho significa imprópria e verde indica que está própria para o banho.
Policiais municipais de São Sebastião apreende mais de 560 porções de drogas em menos de…
https://youtu.be/QJ-MTc43QoY
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 de Caraguatatuba será tema de duas audiências públicas…
Na noite deste sábado (15), uma mãe pediu socorro no quartel do Corpo de Bombeiros…
Espetáculo ocorre no Galpão das Artes e faz parte da primeira etapa da mostra de…
https://youtu.be/2S4YweQXW-o