Ferramenta, disponível para os sistemas Android e IOS, oferece monitoramento das embarcações e rotas alternativas
Neste fim de ano e durante o verão, os usuários das Travessias Litorâneas em São Paulo têm à disposição o aplicativo do serviço para facilitar a organização em relação aos horários e movimentação das balsas. Para isso, basta fazer o download do aplicativo Travessias, da Dersa, para ter acesso a diversas informações, em tempo real, das embarcações pelo smartphone.
A ferramenta permite que o usuário programe antecipadamente a viagem e possa optar, eventualmente, por rotas alternativas, caso não queira utilizar as balsas. São fornecidas informações sobre tempo de embarque, condições climáticas, quantidade de embarcações em operação, valores das tarifas e pesos permitidos para cada veículo, alertas sobre passagem de navios e outros fatores que interfiram na travessia.
Os usuários também podem visualizar as câmeras de monitoramento de cada sistema. Para ter acesso, é só baixar o app no smartphone por meio do Google Play, para quem dispõe do sistema Android; e pela App Store, para o sistema iOS, na plataforma da marca Apple.
Operação Verão + Seguro
A Operação Verão + Seguro 2019/2020 apresenta a maior oferta de embarcações aos mais de 3,5 milhões de usuários que vão utilizar as Travessias Litorâneas. Ao todo, o sistema contará com 31 embarcações distribuídas nos oito sistemas no litoral paulista, sete a mais que no último verão, que contou com 24 embarcações.
Essa quantidade é a maior dos últimos cinco anos em uma alta temporada. As travessias começaram a ser reforçadas ao longo do ano de 2019, com o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que remodelou balsas e lanchas, muitas com processos de recuperação interrompidos.
Até o momento, foram entregues oito embarcações (seis balsas e duas lanchas), e outras três vão ser entregues em janeiro (uma balsa e duas lanchas de passageiros). Em fevereiro, está prevista a entrega da última balsa, completando 12 embarcações reformadas e modernizadas.
Sobre as Travessias Litorâneas
São 8 travessias: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Jureia, Cananeia/Ilha Comprida, Cananeia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananeia/Ariri.
Com uma frota atual de 34 embarcações, entre lanchas e balsas, sua capacidade operacional chega aos 2.400 veículos por hora em cada sentido. O sistema tem um volume diário de 22 mil pedestres, 22 mil veículos, 11 mil ciclistas e 9 mil motos.
As viagens por ferryboats são gratuitas para ciclistas e o serviço de lanchas oferece isenção de tarifa para maiores de 65 anos e menores de 5 anos. Os estudantes pagam metade da tarifa, assim como os moradores da região da Travessia Cananeia/Ariri. Idosos e pessoas com necessidades especiais têm embarque prioritário em todas as embarcações.
A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta quarta-feira (5), um simulado de evacuação no prédio do…
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…