Categories: CidadesGeralUbatuba

Após São Pedro Pescador, Ubatuba se prepara para festividades de julho

Além de suas belas praias e atrativos naturais, que fazem de Ubatuba um dos destinos mais procurados para a prática do ecoturismo, as Comunidades Tradicionais e seu calendário de eventos são outros fatores decisivos na hora do turista fazer essa opção.

Por isso, após o grande público que visitou a cidade entre os dias 24 e 29 de junho, que foi o período em que aconteceu uma das maiores e mais tradicionais festas da cidade, a Festa de São Pedro Pescador, a cidade se prepara para as iniciativas que devem acontecer no mês de julho.

Mês do Camarão

Após o término do defeso no dia 31 de maio, Ubatuba retomou a pesca de arrasto do crustáceo que é muito utilizado em pratos da gastronomia caiçara. Neste mês, após a pandemia, o grande e tradicional Festival do Camarão está de volta e traz uma novidade: em sua 27º, o evento vem com um novo formato: durante todo o mês de julho, todos os restaurantes, bares e quiosques da comunidade da Almada e Engenho vão promover a iniciativa, contando com estratégias como receitas especiais que utilizem do ingrediente ou promoção de descontos em pratos que levem o camarão.

O Festival é uma realização da Associação de Moradores da Almada (AMA) com o apoio da Prefeitura de Ubatuba.

Festa da Mandioca

Com o slogan: A festa do povo que tem raiz, a comunidade do Sertão do Ubatumirim realiza, de 7 a 10 de julho a tradicional Festa da Mandioca. A programação conta com apresentações culturais, como Maracatu, Dança da Fita, Fandango Caiçara e Congada de Bastões, além de shows musicais e claro, os pratos típicos que levam o ingrediente.

Festa do Divino

Promovida pela Paróquia Exaltação da Santa Cruz, a tradicional Festa do Divino, que chega a sua 156ª edição, acontece de 7 a 17 de julho. Com programação recheada, a celebração reúne religiosidade e entretenimento, com barracas de comidas típicas e show de prêmios. Confira as informações na íntegra nos canais de comunicação oficiais da Paróquia.

Outras iniciativas

Ainda estão previstos eventos como ações ambientais de conscientização e proteção às florestas, provas esportivas como Ladeita Trail e Ecothriatlon e culturais, como II Mostra dos Artistas de Ubatuba.

Vantagens

O objetivo do Calendário Turístico é promover o segmento durante todos os meses do ano, divulgando atrativos que chamem atenção dos visitantes não só durante a temporada de verão.

Nesta época do ano, muito mais fácil encontrar pousadas, passeios e produtos com um preço mais acessível e sem perder a qualidade; as filas de caixa, principalmente nos supermercados, mais vazias que a loucura da temporada;  é possível trafegar com tranquilidade tanto no centro como para acessar as praias. As rodovias que dão acesso ao Litoral Norte também têm o tráfego consideravelmente menor do que nas estações de calor.

Atrativos turísticos como Ilha das Couves e praias também estão mais vazias.

Confira o Calendário aqui

Turismo interno

Com todas essas vantagens, muitos turistas optam por visitar a Capital do Surfe nesse período. Porém, as atrações como eventos e festividades também movimentam o turismo dentro da própria cidade. “Enxergamos a importância dos turistas, que vêm de fora, e também levamos em conta o fato da participação de várias pessoas da própria cidade. Esse turismo interno para nós também é essencial”, concluiu o secretário de Turismo, Alessandro Luís Morau.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

1 dia ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

1 dia ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

1 dia ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago