Categories: DestaquesGeral

Artesp apoia Campanha “Programa na Mão Certa” Contra Abuso e Exploração Sexual Infantil

Tamoios também apoia a campanha

A ARTESP – Agência – de Transporte do Estado de São Paulo -, em apoio à campanha “Na Mão Certa” da Childhood Brasil,  passa a divulgar mensagens de orientação e denúncia contra o abuso e exploração sexual infantil nos  415 Painéis de Mensagem Variável (PMVs), distribuídos em mais de 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas. A campanha começa hoje, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e será mantida até o dia  31 de maio. Os temas das mensagens são:

Abuso e Exploração Sexual Infantil: Ligue 100 e denuncie

“A ARTESP tem orgulho de participar da campanha da Childhood Brasil, atuando nas rodovias concedidas paulistas para conscientizar, alertar e promover a denúncia deste tipo de ocorrência. Somente trazendo o problema à tona e realizando medidas necessárias de educação, prevenção e denúncia é que será possível combater essa triste realidade”,  afirma Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP.

#Cadeos90

Para evidenciar esse cenário brasileiro e reforçar a necessidade da denúncia anônima, a Childhood Brasil lançou neste mês a campanha de conscientização sobre a causa, com a assinatura “Violência sexual contra crianças e adolescentes: pra acabar, é preciso saber” e o hashtag #CadêOs90.

O objetivo é alertar a população para o baixo número de denúncias contra o abuso sexual: apenas 10% dos casos são registrados no Brasil. Em 2021, o Disque 100 e o Ligue 180 registraram cerca de 102 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Considerando que apenas 10% dos casos são denunciados, segundo a Childhood Brasil, os casos podem somar mais de 1 milhão ao ano.

“Esta campanha tem como objetivo alertar a sociedade sobre o silêncio que existe em torno da violência sexual contra crianças e adolescentes e reforçar a urgência e a importância de cada denúncia”, ressalta Eva Dengler, Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.

Denunciar é simples

Quem presenciar casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes pode denunciar por meio do Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O serviço funciona 24h por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa de todo o Brasil, por meio de discagem gratuita.

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia. O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país, pois já desenvolveu e apoiou projetos que ajudam a transformar a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas, adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Projeto que propõe ensino de primeiros socorros nas escolas está em pauta na 33ª Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira (21/10), às 19h30, a 33ª Sessão Ordinária…

9 horas ago

Comédia sobre altos e baixos do amor é destaque na programação do Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta na próxima sexta-feira (24/10), às 20h, a comédia teatral…

10 horas ago

Morador de rua fica ferido após ser atropelado por ônibus em Caraguatatuba

Um morador em situação de rua de 46 anos, foi atropelado por um ônibus da…

11 horas ago

Árvore cai sobre casa e mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no sul da Ilha

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Ilhabela foram acionados, na manhã deste…

16 horas ago