Categories: GeralRegião

Artistas da região movimentam a cena cultural em meio a pandemia através de plataformas digitais

Projeto “Segunda dos Saberes” realiza lives semanais com artistas e fomentadores culturais da região pelo mês de agosto e setembro

Realizadores do Festival Internacional de Teatro de Sombras potencializam o contato entre público e artistas em tempos de distanciamento social através do projeto “Segunda dos Saberes”. Em encontro com grandes nomes da construção cultural da região, o projeto propõe conversas entre artistas e público em Lives semanais ao longo do mês de agosto e setembro. Com acesso livre e gratuito em plataforma digital, o diálogo promovido pela Cia. Quase Cinema tem o intuito de aprofundar o debate com diferentes campos do conhecimento, especialmente das áreas da cultura, das artes e da educação.

Fotos: Divulgação

“Segunda dos Saberes” é uma proposta que nasce em meio ao distanciamento social e dentro do FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras. Os diretores Ronaldo Robles e Silvia Godoy da Quase Cinema Produtora levam ao público uma nova alternativa de conexão cultural, impulsionados por seu desejo, e missão, de fomentar, descentralizar, democratizar e difundir os bens culturais e artísticos na região. Em vista do contexto e necessidades do agora, as redes sociais são o local onde não apenas as pessoas estão se encontrando e se comunicando, mas também onde o cenário artístico e cultural pode se encontrar com seu público. A partir de plataformas digitais, o que antes era palco, rua e presença, agora encontra sua relação e sua proximidade com o público através das telas de dispositivos e da conexão pelo digital, a arte na mão de quem à procura.

A Cia, assim como o Festival, e todos estes movimentadores culturais, buscam e propõem formas e formatos em plataformas digitais, e redes sociais. Para falar de arte, cultura e cidadania, o projeto “Segunda dos Saberes” tem as portas abertas para uma conversa com o diretor Ronaldo Robles que será apresentador/mediador destes encontros dos saberes, todas as segundas-feiras às 19h. Nossa conversa semanal recebe personalidades de diferentes campos do saber que através de seus trabalhos semeiam coisas boas em nossa região.

“Entendemos como cultural um conceito antropológico onde o homem é protagonista na criação de novas formas de vida a partir do conhecimento que adquire  na família, comunidade e meio ambiente.”, afirma Ronaldo, que é também um dos fundadores da Cia Quase Cinema. “Será sempre um rico aprendizado, nosso diálogo terá espaço para o público enviar suas perguntas e participar da nossa conversa.”

As Lives “Segunda dos Saberes” se iniciaram no dia 17 de agosto e continuam até o final de setembro através do YouTube e são parte do FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras 2020, um projeto contemplado pelo ProAc Festivais/2019. O Festival é um movimento cultural existente desde 2014, que acontece em cidades do Vale do Paraíba como Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Jacareí entre outras, e neste ano mantém sua presença na programação artística da região, se moldando em formato digital pela primeira vez.

SERVIÇO:

As Lives “Segunda dos Saberes” estarão disponíveis de maneira aberta e gratuita no
Canal do YouTube do FIS Teatro de Sombras.

Link de acesso: http://www.tinyurl.com/festivalteatrodesombras

DATAS e CONVIDADOS:

24 de agosto, segunda-feira, às 19h
GRUPO PARANGA com NEGÃO, RENATA e LIA MARQUES

31 de agosto, segunda-feira, às 19h
THATY (ESCOLA DE DANÇA ELOO) e JEFFERSON MACHADO (ESCOLA FÊGO CAMARGO)

07 de setembro, segunda-feira, às 19h
ALCEMIR PALMA

14 de setembro segunda-feira, às 19h
CECÍLIA MILITÃO e “BINHO” FÁBIO PERINOTTO

21 de setembro segunda-feira, às 19h
MARA NOVELLO GERBELLI e LOLA

28 de setembro segunda-feira, às 19h
CLÁUDIO MENDEL e JACQUELINE BAUMGRATZ

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago