Categories: CidadesEsporte

Atleta de Caraguatatuba é Campeã Pan-Americana de Jiu Jitsu e busca apoio para disputar Mundial nos Estados Unidos

A atleta Helena Ferreira Siqueira, de 16 anos, de Caraguatatuba, vai disputar o World Jiu Jitsu Championship (IBJJF), que ocorre de 28 de maio a 1º de junho, em Los Angeles, Califórnia (EUA) e busca apoio para cobrir custos com alimentação, materiais esportivos e deslocamentos durante a competição.

Helena começou no Jiu Jitsu aos 14 anos, em um projeto social. Com o incentivo da família e amigos, passou a se dedicar ao esporte, todos os dias, com três sessões de treino diárias e a treinar na academia do professor Ronaldo Reis, que a acompanha desde então. Após alguns meses, foi promovida à faixa azul e começou a competir em nível estadual e nacional.

Em apenas dois anos de vivência na modalidade, conquistou títulos importantes, como Campeã Brasileira Juvenil Faixa Azul (2023); Campeã Paulista em duas etapas do Circuito Estadual; Campeã do Circuito Paulista (classificação geral); Vice-campeã mundial em evento realizado em São Paulo (2024); Campeã Pan-Americana Juvenil Faixa Azul (2025); Vice-campeã do Absoluto no Pan-Americano (categoria sem divisão de peso).

A participação no Pan-Americano, realizado em março na cidade de Kissimmee, na Flórida, marcou a estreia internacional. Helena venceu quatro lutas em sua categoria e outras três no absoluto. Na final do absoluto, enfrentou uma adversária com 14 quilos a mais e ficou com a medalha de prata.

Apesar dos bons resultados, os custos de preparação e viagem têm sido um desafio. A equipe cobre passagem e hospedagem, mas alimentação, suplementação e uniformes esportivos ainda dependem de apoio. “A rotina de treinos exige estrutura. São três treinos por dia, cinco vezes por semana. A demanda por kimono e alimentação adequada é alta”, explica o professor e treinador Ronaldo Reis.

Helena concilia os treinos com os estudos no segundo ano do ensino médio na escola estadual Avelino Ferreira. Segundo a atleta, o Jiu Jitsu teve impacto além do tatame. “O Jiu Jitsu ajudou a melhorar minha disciplina, minha saúde e minha forma de lidar com as pessoas. Antes eu tinha dificuldade para me comunicar, principalmente com pessoas mais velhas. Hoje me sinto mais segura, mais respeitosa e mais responsável”, disse.

Na segunda-feira (1º/4), Helena e Ronaldo foram recebidos prefeito Mateus Silva, que destacou o exemplo da atleta. “Helena é um exemplo de superação e dedicação. Iniciou sua caminhada em um projeto social e hoje leva o nome de nossa cidade para competições internacionais. Acreditamos no esporte como um instrumento fundamental de transformação social e desenvolvimento pessoal”, afirmou o prefeito.”

Apoio

A família busca apoio de empresas, comércios e pessoas físicas para que a atleta consiga disputar o mundial e seguir no esporte.  Interessados podem entrar em contato pelo Instagram @helenaybjj, página da Helena, monitorada pelos seus responsáveis.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Em família! Xuxa e Sasha prestigiam João Lucas em turnê de estreia do cantor

A esposa e sogra marcaram presença no show que aconteceu nesta sexta-feira (1º/8), em São…

25 minutos ago

Rio amplia vacinação contra HPV para jovens de até 19 anos de idade

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio amplia a partir desta segunda-feira (4), a…

29 minutos ago

Haddad afirma que há espaço para parceria com os Estados Unidos

Ao comentar sobre a atualização de tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros, o…

32 minutos ago

Brasil encara Colômbia em busca do 9º título da Copa América Feminina

A seleção feminina de futebol coloca a prova, neste sábado (2), a hegemonia na Copa…

34 minutos ago

“Mudou minha trajetória”: Júnior Marques relembra apoio de Gusttavo Lima

Em entrevista ao portal LeoDias, o cantor maranhense celebra hit com o embaixador e fala…

1 hora ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por planos…

2 horas ago