Atleta de Caraguatatuba representará o Brasil nas Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022

Caraguatatuba estará nas Olimpíadas de Inverno Pequim 2022 com a atleta caraguatatubense, Bruna Moura, de 27 anos, que se classificou para os jogos na modalidade Ski Cross Country. O Brasil terá, ao todo, 11 representantes nos jogos olímpicos de neve.

As Olimpíadas de Inverno Pequim 2022 vai do dia 4 a 20 de fevereiro, e Bruna Souza participará de três provas do Ski Cross Country, sendo elas, Distance Classic 10km, Team Sprint Classic e Sprint Freestyle.

“O esporte já me levou a 27 países diferentes (4 no Mountain Bike e 23 no Ski). No início de 2021, com os resultados atingidos no Campeonato Mundial de Ski, na Alemanha e, posteriormente, na última etapa da Copa do Mundo na Suiça, eu e Jaqueline Mourão (minha técnica) conquistamos pontos suficientes para abrirmos duas vagas olímpicas para o Brasil no feminino. Um feito inédito, já que o Brasil até então só se classificou com uma vaga nos Jogos anteriores”, explica a atleta de Caraguatatuba.

De 2014 a 2020, Bruna fez parte da Seleção Brasileira de Biathlon (ski com tiro esportivo), onde disputou provas como o Mundial Júnior, na Bielorrússia (2015), Open Europeu na Polônia (2017) e na Itália (2018) e provas da IBU Cup, organizadas pela União Internacional de Biathlon.

Bruna Moura treinando com equipamento para asfalto (Foto: Divulgação)

Em 2020 decidiu se dedicar apenas ao Esqui Cross Country, pois, segundo a atleta, nesse esporte vislumbrava chances reais de se classificar para as Olimpíadas de Pequim 2022, o que acabou se concretizando.

“Como o ski é um esporte muito específico e não temos neve no Brasil, quando estou em Caraguá eu preciso adaptar meus treinos para me preparar para a temporada. Eu realizo, em média, 13 treinos por semana, divididos em seis dias, tendo geralmente um dia de descanso”, explica Bruna.

A atleta comenta ainda que fora da neve utiliza o Rollerski, um equipamento adaptado para trabalhar a técnica do ski no asfalto – basicamente um ski com rodinhas – que simula as técnicas a serem aplicadas na neve. “Eu também faço treinos de bike, corrida, musculação, saltos e track & field. Ou seja, ao me tornar uma esquiadora eu tive a oportunidade de fazer o que amo – praticar vários esportes ao mesmo tempo”, complementa.

 

Principais conquistas de Bruna Moura:

Hexacampeã sulamericana de Ski Cross Country:

  • 4 vezes na modalidade Sprint (2016, 2017, 2018 e 2019);
  • 2 vezes na modalidade Distance: (2016 e 2019) (Argentina e Chile);

Pentacampeã brasileira de Ski Cross Country:

  • 3 vezes na modalidade Sprint (2016, 2018 e 2019)
  • 2 vezes na modalidade Distance (2016 e 2019) (Argentina e Chile);

Heptacampeã do Circuito Brasileiro de Rollerski:

  • 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 – São Carlos-SP

Ski Cross Country

De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos de Neve (CBDN), o Ski Cross Country é um esporte de resistência, no qual os atletas percorrem variadas distâncias com esquis e impulsionados por bastões, em duas diferentes técnicas: a Clássica e a Skating.

Na primeira, os atletas percorrem trilhos previamente preparados, com os skis paralelos entre si. Já a técnica Skating é mais veloz do que a Clássica, na qual o atleta “empurra” o ski para “fora” em um ângulo de 45 graus. Foi desenvolvida na década de 70, a partir dos movimentos da patinação no gelo.

O Ski Cross Country pode ser realizado em diferentes formatos: Largada Intervalada, Largada em Massa, Revezamento, Skiathlon, Perseguição e Cross Country Cross.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

56 minutos ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

2 horas ago

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

3 horas ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

4 horas ago

D'Ale comenta situação financeira do Inter e desabafa

Ex-meia acredita que é perseguido por alguns jornalistas, mas evitou nominá-los Source link

5 horas ago

Estado entrega catamarã modernizado para travessia, e vice-prefeito de São Sebastião reforça pedido por novas baias de estacionamento

A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve em São…

5 horas ago