Reconhecida como uma das experiências mais profundas do mundo da corrida, a Guarani Race realizou, no sábado (10/5), a Etapa YDJU (amarelo, no idioma guarani), proporcionando uma vivência imersiva aos participantes. A atleta de São Sebastião, Lívia Felipe do Nascimento, terminou em 1º lugar na classificação geral na Corrida 6km. Já o corredor sebastianense, Adelvan Santana de Sousa, levou o 1º lugar na prova de 12km.
A competição foi na Aldeia Guarani Rio Silveira, localizada em Boraceia, no extremo da Costa Sul de São Sebastião. A Guarani Race é uma prova em que o participante tem contato direto com a cultura e história indígena nas trilhas centenárias do povo guarani, através do atletismo.
A atleta da equipe de atletismo de São Sebastião participou pela segunda vez dessa prova e destacou que sempre é uma experiência única. Para Lívia, essa corrida é mais do que uma prova, é um aprendizado e uma oportunidade de se conectar com a ancestralidade.
“A Guarani Race sempre traz uma energia diferente e vou querer participar dessa prova pela vivência que ela me traz. Sempre tenho uma nova superação a ser alcançada e o lugar da prova me traz uma energia sem igual. Conseguir o 1º lugar só foi um detalhe para completar esse dia incrível. O mais importante foi ter jogado um futebol com as crianças indígenas depois do pódio”, complementou Lívia.
Outras atletas sebastianenses que também tiveram bons resultados foram, Joyce Santana Sales, que terminou na 5ª colocação geral, e, Natalia Lopes dos Santos, que ficou no 4º lugar geral.
Para Joyce, a prova da Guarani Race conecta o atleta com a natureza e a cultura indígena, fazendo todos correrem com mais leveza e tranquilidade. “A corrida para mim é uma oportunidade de superação e crescimento pessoal. Nunca será sobre ‘pace’ ou sobre pódio, sempre será sobre resiliência e consciência”, comentou a atleta.
Os atletas integrantes da Corrida Kids e da Caminhada 6k foram premiados com as medalhas finisher (todos os concluintes das provas). Já os corredores da Corrida 6k e 12k, além das medalhas finisher, os cinco primeiros colocados geral e faixa etárias das categorias masculino e feminino ganharam troféus.
A corrida teve o tempo limite de duas horas e meia para todas as modalidades. Os atletas puderam se hidratar durante o percurso da prova se utilizando dos diversos pontos de água potável existentes, em córregos e rios.
Esta foi a 1ª Etapa da Guarani Race, em 2025. No dia 25 de outubro deste ano ocorrerá a etapa Pitã (vermelho, no idioma guarani), com participação de muitos atletas. Desde 2014 mais de 15 mil pessoas participaram deste evento.
O evento é organizado e realizado pela empresa ZBR Events, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Para conferir os resultados completos, acesse o link: https://www.cronoserv.com.br/resultado/guarani-race-ydju,250071.
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, realizou no último sábado (10) um…
O Município de Caraguatatuba convocou mais 61 aprovados de 13 cargos do Concurso Público de…
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira (13/05), às 19h30, a 15ª sessão ordinária.…
Vítima estava em casa no bairro Sesmaria quando foi golpeada cinco vez pelo agressor A…
Segundo a polícia o motorista realizava manobras perigosas antes de bater contra o muro de…
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta a partir desta terça-feira (13/5), uma…