Baleia-de-bryde é encontrada morta no canal de São Sebastião

Com apoio da Prefeitura, carcaça foi enterrada na Praia Grande; futuramente, ossada será montada para exposição em local público

Uma baleia-de-bryde apareceu morta na manhã de quinta-feira (1) na travessia das balsas, no canal entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta foi acionada, se dirigiu ao local e encontrou o animal há aproximadamente uma milha da região conhecida como “Ponta das Canas”, de Ilhabela. Devido à forte correnteza, os técnicos optaram por ancorar o animal no local para definição da destinação, em condições melhores de mar e tempo.

Com a parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e com apoio das Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Turismo (SETUR), a carcaça foi rebocada nesta sexta-feira (2) para um encalhe controlado na Praia Grande de São Sebastião (Balneário dos Trabalhadores). No local, os veterinários realizaram os exames necessários e o animal foi enterrado, de forma a preservar sua ossada para futuramente ser montada e exposta em local público.

Ainda não há informações sobre a causa da morte da baleia, mas a equipe do Argonauta está realizando a necropsia e o material coletado será enviado para exames complementares.

Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O objetivo é a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que tem como um dos executores o Instituto Argonauta, visa o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba. Para mais informações consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br.

Seja um Argonauta

Venha conhecer o Museu da Vida Marinha em Ubatuba, aberto diariamente, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Pereque-açu. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelo telefone 0800-642-3341 ou do Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp.

Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem é preso após agredir ex-mulher com fio de celular e ameaçá-la de morte em Ilhabela

Um homem foi preso na noite de domingo (14), após agredir a ex-mulher  usando um…

13 minutos ago

Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquista 7º título em duplas no ano e é vice em simples em Cuiabá

O tenista Igor Marcondes, de 28 anos, natural de Caraguatatuba, brilhou mais uma vez no…

10 horas ago

Procurado por roubo em MG é preso após agredir mulher no Porto Novo em Caraguatatuba

Um homem foi preso na tarde deste domingo (14), após agredir uma mulher no bairro…

11 horas ago

Prefeitura de Ilhabela fortalece regulamentação e incentiva uso de táxis e motoristas de aplicativo para melhorar a mobilidade urbana

Com a proximidade do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas, a…

12 horas ago

Instalação de rede de esgoto terá interdição total da Rua Olímpio Faustino, em São Sebastião

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário, do bairro Camburi, em São Sebastião,…

12 horas ago