Categories: DestaquesGeral

Blitz de combate à alcoolemia aborda 200 motoristas em Caraguatatuba

A equipe de agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba, em parceria com agentes do Detran-SP, guardas civis municipais e policiais militares da atividade delegada realizou uma blitz de combate à alcoolemia, na quinta-feira (19), na avenida Doutor Arthur da Costa Filho, na altura do quiosque Guaruçá.

De acordo com a diretora da Divisão de Proteção ao Cidadão e Segurança Viária, Karina Jerônimo, foram parados 200 motoristas que foram convidados a soprar o bafômetro, sendo que oito se recusaram a fazer o teste. Um condutor recebeu auto de infração por dirigir com a carteira nacional de habilitação suspensa, e outro foi multado por dirigir veículo com documento vencido, que também foi recolhido.

Para o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cesar Eduardo Ferreira, a operação com vários agentes públicos foi positiva e importante para futuras operações de combate aos motoristas alcoolizados. “Nosso objetivo é manter a segurança no trânsito, coibir a direção de pessoas alcoolizada e reduzir o risco de acidentes no município”, ressaltou.

Aparelho

O bafômetro, tecnicamente chamado de etilômetro, é um aparelho usado para medir a concentração de álcool no organismo por meio do ar exalado dos pulmões.

O bafômetro detecta o álcool no ar exalado porque a maior parte do álcool ingerido é absorvida pela corrente sanguínea e posteriormente eliminada pelos pulmões.

O aparelho mede a concentração de álcool no ar dos alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue.

O resultado é expresso em miligramas de álcool por litro de ar alveolar.

Se o bafômetro detectar valores de álcool acima do limite legal (0,34 mg/L de ar expirado), o condutor pode ser punido com multa, suspensão do direito de dirigir e, em alguns casos, até prisão.

É importante ressaltar que, no Brasil, a Lei Seca prevê tolerância zero, ou seja, qualquer concentração de álcool detectada no bafômetro constitui infração.

Lei nº 11.705/2008 ou Lei Seca

A lei alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), proibindo a condução de veículos com concentração de álcool no sangue igual ou superior a seis decigramas por litro ou sob a influência de substâncias psicoativas.

A legislação brasileira adota a política de tolerância zero ao álcool, ou seja, qualquer nível de álcool no sangue pode resultar em punição.

A multa por dirigir embriagado é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O condutor também pode ter o veículo recolhido.

Dirigir sob o efeito de álcool ou substâncias psicoativas pode configurar crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a três anos.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Motorista bate veículo contra poste em Ilhabela

Um motorista que ainda não foi identificado bateu o veículo contra um poste no começo…

2 horas ago

Turista de Jacareí morre após possível afogamento em Caraguatatuba

Um homem de 45 anos, morador de Jacareí, perdeu a vida após sofrer uma parada…

10 horas ago

São Sebastião se mantém em estado de alerta após ventos da madrugada e previsão de novas ocorrências

O Comitê de Crise criado para monitorar e atuar preventivamente diante da previsão de fortes…

11 horas ago

Alunos da rede estadual de Caraguatatuba terão transporte gratuito para Enem 2025

Estudantes do Ensino Médio da rede estadual de Caraguatatuba, devidamente cadastrados e portadores da carteira…

1 dia ago