Caraguatatuba alinha estratégias para reduzir irregularidades em adegas e bares

Um encontro realizado entre representantes da Secretaria de Urbanismo e Polícia Militar na última quinta-feira (12) alinhou ações para intensificar a fiscalização em adegas no município. A medida tem base nos dados de criminalidade levantados pela polícia, que estão relacionados ao funcionamento irregular dos estabelecimentos.

Estudo conduzido pela Polícia Militar revelou que 10% dos homicídios registrados na cidade nos últimos seis meses ocorreram dentro ou em frente a adegas; 25% dos homicídios ocorreram em um raio de até 100 metros de adegas e mais de 50% dos homicídios foram registrados num raio de até 1 km desses estabelecimentos.

A Polícia Militar, representada pelo Capitão PM Eduardo Oliveira, Tenente Coronel Mendes e Tenente Quirino, além de mapear correlações entre crimes violentos e a atividade clandestina em estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas, também pontuou reclamações recorrentes por excesso de ruído, horário de funcionamento irregular e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade.

Outros problemas destacados pelos fiscais de posturas e pelo secretário da pasta, César Abboud, são a falta do alvará e o “horário especial” para adegas, que permitia funcionamento estendido até meia-noite ou depois. Agora, a regra geral já começou a limitar o horário de funcionamento até 22h.

A secretaria manifestou apoio à operação que será intensificada no município, principalmente com mais rigor em casos reincidentes. Foram referenciadas possíveis ações judiciais contra bares e adegas que, mesmo notificadas, voltam a infringir regras.

O convênio entre o Estado e o município que viabiliza a Atividade Delegada em Caraguatatuba já contempla a fiscalização de estabelecimentos comerciais. As ações serão ampliadas, com reforço no treinamento dos policiais militares, promovido pela Secretaria de Urbanismo, para habilitá-los a realizar autuações administrativas, especialmente em adegas que descumprem o horário de funcionamento e geram perturbação do sossego por excesso de ruídos.

A respeito de estrutura legal, os presentes debateram uma proposta de projeto de lei municipal que visa ampliar os poderes administrativos da Polícia Militar na repressão a infrações municipais, de forma que facilite medidas cautelares como cassação de alvará e fechamento imediato de estabelecimentos, que deve ainda ser mais bem estudado antes de qualquer implementação.

A participação dos moradores também foi destacada como fator de suporte, já que a secretaria consegue atuar com base nas denúncias anônimas registradas pela Central 156 e, recentemente, é feita até coleta de abaixo-assinados contra estabelecimentos com atuação irregular.

São incentivados denúncias ao telefone 156 ou diretamente à Polícia Militar pelo 190, para que sirvam de base à priorização das fiscalizações.

Capacitação da Polícia Militar

A conversa entre os diferentes setores resultou na colaboração da Secretaria de Urbanismo para conduzir uma capacitação aos policiais militares acerca da legislação vigente e atualizações no Código de Posturas do município, Lei Nº 1.144/80, atualizada pela Lei Complementar Nº 127/23.

A capacitação será nos dias 24, 25, 26 e 27 de junho, às 15h, no auditório do 20º BPM/I. O treinamento será obrigatório para atuação na fiscalização de licenças de funcionamento do comércio, ambulantes e outras demandas previstas no Código de Posturas de Caraguatatuba e no Convênio da Atividade Delegada.

O treinamento é condição indispensável para a inscrição e participação na Atividade Delegada a partir de 1º de agosto de 2025.

O conteúdo abordado trará orientações práticas e jurídicas para o correto desempenho dessa atribuição, com garantia da segurança jurídica, padronização das ações e alinhamento com a legislação municipal.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

GCM de Ubatuba apoia blitz educativa do Detran na Praça 13 de maio

A Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM) apoiou, na manhã desta segunda-feira, 15, uma blitz…

8 horas ago

Prefeitura de Ilhabela promove 11º Passeio Ecociclístico em referência ao Dia Mundial Sem Carro

No próximo domingo (21), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza…

8 horas ago

Prefeitura de São Sebastião e GBMar abrem inscrições para 30 vagas de Guarda-Vidas Temporários

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), e o…

8 horas ago

Prefeito de Caraguá quebra o silêncio durante evento e diz que o ‘molhe Juqueriquerê’ foi interditado por problemas estruturais

O Prefeito Mateus Silva (PSD), confirmou na noite desta segunda-feira (15), que o molhe Juqueriquerê…

8 horas ago

20º “Caraguá A Gosto” celebra gastronomia e destaca vencedores da edição 2025

A 20ª edição do tradicional festival gastronômico “Caraguá A Gosto” terminou oficialmente na segunda-feira (15)…

20 horas ago