Caraguatatuba conta com Brigada Municipal e Sala de Controle para combate à dengue

A Prefeitura de Caraguatatuba é a única do Litoral Norte com Brigada Municipal exclusiva para o combate à dengue nos prédios públicos, que conta com a participação de cerca de 300 servidores municipais.

Além disso, a cidade conta com a “Sala Municipal de Coordenação e Controle da Dengue, Chikungunya e Zika”, que acontece mensalmente para arquitetar estratégias de combate à dengue.

Os dois mecanismos fazem parte da “Campanha Minha Família Sem Dengue”, criada no ano passado pelo prefeito Aguilar Junior para fortalecer a conscientização de moradores, veranistas e turistas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Na manhã desta terça-feira (28/01), representantes de diversas secretarias municipais se reuniram para tratar de novas estratégias para o combate à doença, como a fiscalização em prédios públicos. A Brigada Municipal conta com servidores de todas as secretarias municipais, que são responsáveis pela análise diária dos espaços coletivos.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, presente o objetivo maior da brigada e destes encontros é a mobilização de servidores para a eliminação de criadouros nos locais de trabalho também. “O intuito principal é fazermos nossa lição de casa. Precisamos visitar nossos espaços públicos e casas todos os dias. Esta é uma luta de todos nós. Neste sábado, realizaremos um Cata-Treco no bairro Sumaré. Temos feito nossa parte e precisamos que toda a população também colabore”, ressaltou.

Caraguatatuba conta também com a Sala de Situação, que também acontece mensalmente com o objetivo de monitorar o Índice de Densidade Larvária (IDL) nos bairros e definir novas estratégias, bem como qualificar os profissionais de saúde que atuam no atendimento dos pacientes que possuem diagnóstico positivo para a doença.

Nos bairros, as ações continuam e depois do Rio do Ouro, uma força tarefa será realizada no bairro do Sumaré no próximo sábado (01/02). Um batalhão de agentes estará fiscalizando as residências e eliminando os criadouros.

Somente na ação do Rio do Ouro foram vistoriados 1.600 imóveis e recolhidos mais de três caminhões de entulhos com a Operação Cata-Treco.

Agentes são identificados

A Prefeitura de Caraguatatuba alerta os munícipes para permitir a entrada dos agentes da Campanha Minha Família Sem Dengue nas residências.

Todos estes profissionais possuem identificação e utilizam uniformes padronizados. Eles fiscalizam as residências em duplas e contam com veículos da Secretaria de Saúde.

“Em caso de dúvidas, ligue para a Secretaria de Saúde. Não podemos deixar pessoas má intencionadas atrapalhar o trabalho de fiscalização e controle da dengue em nossa cidade”, disse o secretário de Saúde, Amauri Toledo.

O telefone para informações sobre os agentes é o Disk Dengue 3887-6085 ou pela Central 156.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago