Categories: CaraguatatubaCidades

Caraguatatuba é referência por respeitar pedestres que atravessam faixas em vias públicas

Caraguatatuba sempre foi reconhecida por ter motoristas que respeitam as faixas destinadas à travessia de pedestres. Em sua maioria, os motoristas locais, ao avistarem um pedestre na faixa, param para que a travessia seja feita em segurança.

artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que as normas de circulação e conduta devem ser respeitadas de acordo com a ordem decrescente: os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela segurança dos pedestres.

Entretanto, mesmo que exista esta regra de responsabilidade, o próprio CTB prevê situações em que os pedestres têm prioridade de passagem nas vias. Quando isso acontece? Quando, ao realizar a travessia, o pedestre utiliza a faixa para este fim.

Está claro no artigo70 do CTB, capítulo IV, que os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica.

Como o município possui apenas três semáforos (um na avenida Anchieta x calçadão da rua Santa Cruz; outro na avenida Frei Pacífico Wagner x rua Sebastião Mariano Nepomuceno e um terceiro na avenida Frei Pacífico Wagner x rua Oswaldo Cruz), os pedestres contam com o respeito dos motoristas ao Código de Trânsito para atravessar as vias em segurança.

A faixa de pedestre é um dispositivo de sinalização viária que contribui para a diminuição dos acidentes de trânsito. Esse dispositivo deve sempre ser respeitado quando respeitada. O uso correto da faixa de pedestre não cabe somente aos motoristas. A contribuição do pedestre é fundamental.

Marcone Pereira de Paula costuma andar pelas ruas do centro de Caraguatatuba. Morador da cidade há 18 anos, concorda que o motorista caraguatatubense é um respeitador das faixas de pedestre. “Atravesso tranquilamente, pois sei que o motorista da cidade vai parar, mas durante a temporada, quando vem muita gente de fora, tomo a precaução de fazer com que os motoristas me enxerguem aguardando para atravessar. É um cuidado que todo pedestre deve ter”, sugere ele.

Como motorista, Adilson Silva, diz que é muito cuidadoso. Ele mora em Caraguatatuba há 7 anos e acredita que a cultura caiçara é diferente das demais. “Respeitamos o pedestre que atravessa na faixa. Já morei em outros municípios e sei bem a diferença. O meu conselho aos pedestres e aos ciclistas é para que, durante os dias de maior movimento na cidade, tomem cuidado redobrado ao atravessar as ruas”.

O agente de trânsito há mais de 5 anos, Ricardo Alves, tem uma visão de profissional do assunto. Ele acredita que o respeito à faixa de pedestre não é só uma questão de tradição. “É também resultado de uma fiscalização intensa e firme. As cidades que não fiscalizam não conseguem manter o respeito ao código de trânsito”, explica. Ele garante que, mesmo durante a temporada de verão, quando o trânsito na cidade é intenso, onde tem um agente fiscalizando, as regras são respeitadas. “O desrespeito reflete no bolso”, conclui.

É importante lembrar aos condutores de automóveis que, de acordo com o CTB, deixar de dar preferência de passagem ao pedestre e a veículo não motorizado é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.

Vale destacar ainda que, ao atravessar a faixa, o pedestre deve estar atento, pois nem todo motorista respeita o CTB.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

20º “Caraguá A Gosto” celebra gastronomia e destaca vencedores da edição 2025

A 20ª edição do tradicional festival gastronômico “Caraguá A Gosto” terminou oficialmente na segunda-feira (15)…

3 horas ago

Homem é preso após agredir ex-mulher com fio de celular e ameaçá-la de morte em Ilhabela

Um homem foi preso na noite de domingo (14), após agredir a ex-mulher  usando um…

5 horas ago

Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquista 7º título em duplas no ano e é vice em simples em Cuiabá

O tenista Igor Marcondes, de 28 anos, natural de Caraguatatuba, brilhou mais uma vez no…

16 horas ago

Procurado por roubo em MG é preso após agredir mulher no Porto Novo em Caraguatatuba

Um homem foi preso na tarde deste domingo (14), após agredir uma mulher no bairro…

17 horas ago

Prefeitura de Ilhabela fortalece regulamentação e incentiva uso de táxis e motoristas de aplicativo para melhorar a mobilidade urbana

Com a proximidade do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas, a…

17 horas ago