Categories: Saúde

Caraguatatuba inicia vacinação contra gripe na segunda-feira

Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (25), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação permite, ao longo do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e a sobrecarga nos serviços de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, mas desde o ano passado há uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral, por isso, a necessidade de adiantar a campanha para proteger a população, principalmente idosos, gestantes, profissionais de saúde, educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que se tenha uma população protegida antes do inverno.

A vacina utilizada é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Quem pode se vacinar:

Crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Inicialmente, o município tem disponível 5.500 doses que foram enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde. As vacinas serão disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É importante levar documento com foto e carteira de vacinação.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

César Tralli ensina filha com Ticiane Pinheiro a andar de bicicleta: “Momento mágico”

O jornalista da Globo celebrou uma conquista da filha e dividiu o momento com seus…

27 minutos ago

Nem Zé Felipe e nem Virginia: ex-casal opta por silêncio na treta de Poliana e assessora

A confusão começou com um comentário da mãe do cantor, cobrando gratidão de Maressa por…

1 hora ago

Ministro do Turismo garante hospedagem acessível para COP30 em Belém

Em meio a relatos de alta nos preços das acomodações em Belém durante o período…

2 horas ago

Nasce primeiro filho de Lorena Raissa, a rainha da Beija-Flor: “Seja bem-vindo”

O mundo dela está na cor azul! A rainha de bateria da Beija-Flor, Lorena Raissa,…

2 horas ago

Portos e aeroportos terão de expor materiais informativos sobre mpox

Portos e aeroportos deverão expor materiais informativos sobre sintomas e medidas de prevenção à mpox.…

3 horas ago

Ex-funcionária de Zé Felipe, Maressa rebate Poliana após alfinetada por homenagem à Virginia

Rebateu! Maressa Lopes, ex-assessora de Zé Felipe e agora funcionária de Virginia Fonseca, usou as…

3 horas ago