Caraguatatuba já vacinou cerca de 80% do grupo prioritário na Campanha de Vacinação contra Influenza

Desde o dia 10/04, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba estão com salas de vacina abertas, segundo cronograma de cada unidade, para a realização da Campanha contra Influenza. A ação segue até o dia 30/05 e já imunizou 24.849 pessoas, o equivalente a 76,59% do público alvo.

Além de estar aberta para a categoria dos professores, a campanha também já incluiu os policiais dentro do grupo prioritário. Até a última quinta-feira (16/05), foram vacinadas 6.136 crianças, 809 gestantes; 247 puérperas; 11.057 idosos; 2.390 trabalhadores de Saúde; 31 policiais; 1.029 professores; 3.150 pessoas com comorbidades; gerando um total de 8.600 doses.

Desde o dia 22/04, o grupo B já é vacinado junto aos representantes do grupo A. Dentro do grupo B, estão idosos (60 anos ou mais de idade); trabalhadores de saúde; professores de escolas públicas e privadas, policiais e grupos de doentes crônicos.

Em 2019, a estratégia de imunização é realizada considerando momentos específicos para mobilizar a população. No período de 10 a 19/04, foi a vez do grupo A (crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas  –  até 45 dias após o parto.

A meta da campanha é vacinar 90% do público alvo. A imunização contra influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

Segundo a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, o objetivo da ação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos A e B e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

Grupos prioritários para a vacinação contra influenza

✔ Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

✔ Gestantes: em qualquer idade gestacional.

✔ Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação;

✔ Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

✔ Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas;

✔ Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade;

✔ Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza, apresentando documento que comprove a idade;

✔ Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Tradição à mesa: Cardápio Caiçara é destaque nas escolas de Ilhabela nos 220 anos da cidade

Para marcar de forma especial os 220 anos de Ilhabela, a Prefeitura, por meio da Secretaria…

32 minutos ago

‘Patrimônio, Arte e Ofício’ é tema do Folclore em Festa neste sábado

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza neste sábado (23/8), na Praça…

50 minutos ago

Atletas de Caraguatatuba conquistam 18 medalhas na terceira etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu

Caraguatatuba brilhou mais uma vez no cenário esportivo estadual. No último sábado (14), atletas do…

57 minutos ago

Caraguatatuba recebe 5ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis com mais de 500 inscritos neste fim de semana

A Praia da Cocanha e a Arena Nacional, em Caraguatatuba, recebem no fim de semana…

1 hora ago

Após duas décadas, prefeitura inicia desassoreamento do Rio Grande

A Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta terça, 19, a dragagem do Rio Grande, na região…

23 horas ago