Caraguatatuba segue protocolo internacional na realização de tomografias dos casos suspeitos de Covid-19

Os pacientes que chegam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro, unidade destinada a atender somente casos de suspeitos com o novo coronavírus, são submetidos a exames laboratoriais e havendo indicação médica são encaminhados para tomografia, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Na anamnese é checada a pressão arterial, temperatura, histórico médico, uso de medicamentos, doenças pregressas, idade, entre outras informações importantes para que o médico tenha um quadro geral do enfermo.

De acordo com a análise, o paciente é submetido a hemograma completo, radiografia e encaminhamento para a tomografia. A tomografia tem um papel importante no parecer diagnóstico da equipe médica e ajuda a direcionar a decisão de uma linha terapêutica de acordo com os protocolos.

Desde o início do funcionamento do tomógrafo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro, no dia 10 deste mês, a equipe da Secretaria de Saúde já realizou 810 exames para detectar lesões sugestivas do novo coronavírus, lembrando que o achado radiológico sempre está associado à avaliação clínica do médico.

A média diária desse exame é de 50 procedimentos, mas houve dia de chegar a 87 tomografias. Esse aparelho veio dar suporte ao tomógrafo da Casa de Saúde Stella Maris, que estava com sobrecarga de demanda.

De acordo com a Secretaria de Saúde, havendo sobrecarga de exames, que ultrapassem a média diária os pacientes serão encaminhados para tomografias na Casa de Saúde Stella Maris e no Hospital Regional do Litoral Norte.

“Dependendo do quadro geral, ou seja, se a pessoa for jovem, não possui comorbidades como diabetes, hipertensão, doença renal crônica, entre outras, e está com 10% dos pulmões comprometidos, talvez seja possível tratar em casa. Se o comprometimento for de 25%, ela fica de dois a três dias na UPA.

Se for de 50%, a internação no hospital é imediata. Caso a pessoa seja do grupo de risco e apresente qualquer alteração nos pulmões detectada na tomografia, o procedimento é a internação”, explicou o médico Alessandro Loiola.

O médico afirmou ainda que além de estar seguindo o protocolo internacional de atendimento para os casos de Covid-19, a rede municipal de saúde tem à disposição dos pacientes todos os equipamentos necessários para atendimento no semi-intensivo e intensivo. “Tem equipamentos necessários e profissionais bem treinados para podermos enfrentar a pandemia da melhor forma”, garantiu Loiola.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu

São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus…

2 horas ago

Prefeitura de Ilhabela replanta árvores removidas em obras municipais nos principais canteiros da cidade

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, toma medidas significativas para preservar o meio ambiente e…

2 horas ago

UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento…

2 horas ago

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago