????????????????????????????????????
Caraguatatuba subiu 18 posições no Ranking de Competitividade 2021 em relação a 2020 e hoje ocupa a 74ª colocação no Brasil. No Litoral Norte, ficou à frente de São Sebastião (175) e Ubatuba (223). Ilhabela não consta na publicação por ter menos de 80 mil habitantes.
Destaque no município para as áreas de telecomunicações, que subiu 96 posições e está em 24; qualidade da educação, que ganhou 24 pontos, indo para posição 64; segurança, avançando 89 pontos e indo a 117; capital humano, subindo 134 e alcançando posição 119 no ranking; e inserção econômica, que subiu 137 pontos.
Em relação à telecomunicações, são avaliados acessos a telefonia móvel e com 4G, acessos de banda larga e com fibra ótica. No pilar segurança, quesitos como mortalidade e morbidade nos transportes tiveram melhorias na pontuação.
Quanto à educação, no quesito qualidade, a pontuação do Ideb nos ensinos fundamentais anos iniciais e finais, além do ensino médio, contribuíram para o bom índice.
Já no quesito ‘acesso à educação’, a avaliação observa alunos em tempo integral nos Ensinos Fundamental, Educação Infantil e Médio, Taxa de Atendimento em Educação Infantil e Taxa de Matrícula para Ensinos Fundamental e Médio.
Sobre o Ranking
O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo CLP (Centro de Lideranças Públicas) e é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
O Ranking analisa o total de 411 municípios brasileiros (7,38% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2020.
Esta é a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios e é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.
Entre os objetivos estão incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca dos agentes no município por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem; permitir a obtenção de um amplo mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade, direcionando, de forma mais precisa, a atuação das lideranças públicas municipais para planejamento e atuação para aquilo que é prioritário; valorizar casos de sucesso, promovendo a publicização e inspiração originada pelas boas iniciativas para se aplicar em outras localidades.
Também serve com uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas; ser um sistema de incentivo e de enforcement à melhoria para os líderes públicos e a sociedade no município; possibilitar uma comparação simples, direta e concisa, entre localidades, de uma série de atributos institucionais, sociais e econômicos que são comumente de difícil mensuração e avaliação; além de construir e disponibilizar uma ferramenta prática de auxílio e mobilização dos atores envolvidos nos processos de formulação e implementação de políticas públicas, tornando-as efetivas e baseadas em dados e evidências.
A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta quarta-feira (5), um simulado de evacuação no prédio do…
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…