Caraguatatuba tem 10 pacientes recuperados da Covid-19

Depois de 17 dias de internação, primeiramente, no Hospital Santos Dumont de Caraguatatuba e transferido, posteriormente, para a unidade de São José dos Campos, o médico cirurgião geral e oncologista, Élvio José Teixeira Pinotti, 63 anos, teve alta nessa quinta-feira (23) e está em casa.

O médico contou que o único sintoma da Covid-19 que teve foi dor de garganta e tosse seca, que teve início no dia 24 de março. “Não tive febre, dor no corpo, dor de cabeça, perda de olfato e do paladar”, afirmou.

Ele descobriu a doença por insistência de um colega médico que indicou uma tomografia dos pulmões. Por meio desse exame, primeiro na Casa de Saúde Stella Maris e repetido alguns dias depois, no Hospital Santos Dumont, foi constatada a imagem de vidro fosco, em ambos, que é característica do novo coronavírus.

“Para mim foi um susto quando decidiram que seria melhor ser internado. Como a tosse piorou junto com muita falta de ar, fui transferido para o Hospital Santos Dumont de São José dos Campos e fiquei dois dias na UTI semi-intensiva e, graças a Deus, não precisei ser intubado”, explicou.

De acordo com Pinotti, a experiência de passar de médico a paciente foi angustiante. “Sou cirurgião há 36 anos e nunca tive problemas. De repente me vejo com uma doença que ninguém sabe como líder nem eu. Dá muito medo, teve momentos que achei que ia morrer”, avaliou.

No período de internação, o médico passou por três SWABs (exame que coleta secreção da garganta e narinas). Os dois primeiros deram positivos e o terceiro negativo. Livre da doença, agora ele aguarda o resultado do exame de sangue IgG e IgM, o qual demonstra que o organismo desenvolveu anticorpos para o novo coronavírus.

Sob os cuidados da família, na residência, em Caraguatatuba, o médico disse que a meta é se recuperar fisicamente antes de voltar ao trabalho, pois perdeu 16 kg, durante o período de internação.

“Só tenho a agradecer a todos que oraram por mim e aos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares que cuidaram de mim. Peço veementemente a toda a população que fique em casa, quem puder. Quem não puder, só saia usando máscara protetora e evitem aglomerações. Esse vírus é real e as consequências são duras”, alertou.

Curados – Caraguatatuba também comemora o restabelecimento completo de nove outros pacientes: a aposentada, 71 anos; a Técnica em Enfermagem, 43 anos; a Agente de Controle de Zoonoses, 31 anos; 04 médicos; e 02 funcionários do setor administrativo da Organização João Marchesi, que administra as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento do município.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

1 dia ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

1 dia ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

1 dia ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago