Caraguatatuba tem melhor balneabilidade do Litoral Norte e intensifica limpeza de praias

De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), das cidades do litoral Norte, Caraguatatuba apresenta o melhor índice de balneabilidade de suas praias. De todas as 15 praias catalogadas pela Companhia, somente uma praia está imprópria para banho.

A Prefeitura volta sua atenção para os cuidados com as areias, que fora da temporada recebem equipes de limpeza todas as quintas-feiras, sextas-feiras, sábados e domingos. Durante a alta temporada os cuidados são intensificados e os serviços de limpeza passam a ser diários.

Entre os trabalhos realizados por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) estão: varrição e rastelagem da areia das praias, coleta de lixo domiciliar dos quiosques e a operação Bota-Fora, que faz a retirada de resíduos, lixo verde (resíduos resultantes dos processos de remoção ou poda da vegetação), retirada de cocos, entre outros.

Para essa operação de limpeza diária, a Sesep conta com um maquinário formado por duas varredeiras mecânicas, três retroescavadeiras e seis caminhões trucados que fazem o transporte dos resíduos retirados das praias.

O trabalho braçal, indispensável, é feito por uma equipes terceirizadas que fazem a limpeza das praias com mais de 20 funcionários em três turnos: das 04h às 13h, das 13h às 22h e das 22h às 07h, garantindo que as praias estejam limpas.

Contudo, o secretário da Secretaria de Serviços Públicos, Hugo Leonardo Bernardes, destaca a importância da colaboração de todos, entre turistas e moradores. “Cada um deve fazer a sua parte para que possamos manter nossas praias limpas, principalmente no verão, quando a cidade recebe tantos visitantes. A recomendação também se estende às ruas da cidade, aos pontos turísticos. O descarte correto do lixo é uma atitude que cada cidadão deve adotar pelo bem da coletividade”.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago