Caraguatatuba totaliza 41 dias na Fase Amarela do Plano São Paulo de retomada econômica

A Caraguatatuba já contabiliza 41 dias dentro da Fase Amarela do Plano SP desde o dia 10 de agosto. A média móvel de casos positivos na cidade tem registrado queda na ordem de 22% e desde 14 de agosto (37 dias) a ocupação de UTIs Covid-19 no município tem ficado abaixo dos 50%.

O registro de ontem (21/09) chegou ao menor desde o início da pandemia em março, 22% de ocupação de UTI. A retomada gradativa e segura da economia na cidade tem sido feita seguindo exigentes protocolos sanitários e intensa fiscalização, além de análise dos dados relacionados à Covid-19.

A Prefeitura de Caraguatatuba agora liberou parques temáticos e o sistema self-service de alimentos, com os devidos protocolos de segurança. O self-service também vale para hotéis e pousadas que possuam serviço de restaurante interno.

Hoje a prefeitura publicou um novo decreto onde libera mais alguns setores e assim retoma gradativamente a economia da cidade.

O parque de diversões da cidade pode funcionar da seguinte forma: utilização dos brinquedos somente com o uso de máscara; aferição da temperatura corporal antes da entrada em cada brinquedo; disponibilização de tapete sanitizante e álcool gel para os clientes; higienização dos brinquedos a cada ciclo de utilização; interdição de assentos para obedecer ao distanciamento social; e manter 1,5 metro de distância entre os usuários nas filas das atrações, lanchonetes e demais equipamentos.

Eventos, convenções e atividades culturais estão permitidos desde que os organizadores apresentem um plano, que precisa ser aprovado pela Vigilância Sanitária, contendo, além da relação de todos os profissionais responsáveis envolvidos, a redução da capacidade para 40%, e manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas e filas.

A organização ainda precisa providenciar aferição de temperatura, tapete sanitizante, álcool  gel, controle de acesso, vendas online, hora marcada e assentos marcados, proibição de atividades com público em pé e adotar os protocolos sanitários.

As instituições de ensino superior e educação profissional (curso técnico), assim como as unidades de educação complementar ao realizarem aulas presenciais devem observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre funcionários e alunos, com um intervalo entre cada aula para a higienização completa dos ambientes, de modo que não haja aglomerações, garantindo a circulação de ar e a manutenção de cantinas fechadas.

O atendimento presencial em bares, restaurantes e similares foi ampliado para 8 horas diárias e os quiosques até as 18h.

O descumprimento das regras poderá promover a aplicação de multa no valor de 1.000 VRMs ou R$ 3.570,00 (1 VRM= R$ 3,57), além de medidas e sanções cabíveis, de natureza civil, administrativa e penal, respondendo pelos 267 e 268 do Código Penal (dos Crimes Contra a Saúde Pública). A reincidência será punida com aplicação de multa em dobro até cassação imediata do Alvará de Funcionamento.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu

São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus…

2 horas ago

Prefeitura de Ilhabela replanta árvores removidas em obras municipais nos principais canteiros da cidade

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, toma medidas significativas para preservar o meio ambiente e…

2 horas ago

UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento…

2 horas ago

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago