Categories: Variedades

Carlo Cury realiza abertura de forno do projeto ‘Sonoridade Ancestral Escola’

No último domingo (16), o artista plástico e ceramista Carlo Cury realizou a abertura do forno karai em seu ateliê, relevando os sonidos confeccionados pelos alunos participantes do projeto ‘Sonoridade Ancestral Escola’. A ocasião reuniu os estudantes, pais e convidados para conferirem o lindo trabalho produzido pelos jovens ao longo do primeiro semestre de 2023.

Realizado em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, o projeto ‘Sonoridade Ancestral Escola’ contou com apoio do Edital de Fomento a Projetos Estáveis e Iniciantes proposto pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba.

‘Sonoridade Ancestral Escola’ trata-se de um desdobramento do projeto ‘Sonoridade Ancestral’ iniciado por Carlo Cury em 2015, após participar de uma vivência com o músico, arqueólogo e ceramista argentino Esteban Valdivia, denominada ‘Sonidos de América’, sobre instrumentos sonoros em argila, no ateliê de Máyy Koffler, em São Paulo.

Para o projeto, Cury recebeu grupos de até três alunos para trabalharem na confecção dos sonidos. Durante as oficinas, os estudantes puderam trabalhar, a partir do domínio da argila, processos como a abertura de uma esfera oca, a incorporação do canal de insuflação e do bisel, que possibilita o sopro e o som dos instrumentos, além da aplicação dos apêndices, decorações e formas externas dos sonidos. Os alunos também aprenderam a trabalhar com a confecção de peças maiores, fora o método do engobe, técnica tradicional de pintura indígena.

Para Davi Lucas, de 13 anos, participar do projeto foi uma “oportunidade de aprender mais sobre a cultura ancestral, além de poder estar em contato com o artesanato e a modelagem”, algo que sempre gostou de fazer.

Seus pais, Ediane Santos e Marcos Belarmino, revelaram estar muito felizes com o resultado, pois “é incrível ver um trabalho tão rico ser desenvolvido por nosso filho. Amamos o lugar e estamos fascinados com o trabalho executado pelo Carlo”, disseram.

Já a aluna Fernanda Podete, de 14 anos, contou que sua peça favorita foi o sonido que construiu com base na história de um deus que, através do som, protegia sua aldeia. Para ela, o maior desafio das aulas foi a aplicação do canal de insuflação e do bisel, por onde o ar adentra e retorna como melodia.

Davi Lucas e seus pais, Ediane Santos e Marcos Belarmino durante abertura de forno do projeto Sonoridade Ancestral Escola. Foto: Drielly Leite

Após a abertura do forno, todo o material produzido foi entregue aos alunos e seus pais, para que pudessem experimentar a sonoridade de cada peça e, então, escolherem seu sonido favorito para compor a exposição ‘Sonoridade Ancestral 3’, que terá abertura oficial no mês de junho, no Espaço Hartãt Acervo Indígena.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de Ilhabela realiza simulado de evacuação no Paço Municipal nesta quarta-feira (5)

A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta quarta-feira (5), um simulado de evacuação no prédio do…

14 horas ago

IETEC abre pré-inscrições para cursos de “Massas Folhadas e Semi Folhadas” e “Fabricação de Macarrons” em parceria com SENAI

A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…

20 horas ago

HRLN adota veículos elétricos infantis para levar crianças ao centro cirúrgico e reforça ações de humanização

Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…

22 horas ago

Estreia do Jornal Repórter Online Litoral agrada telespectadores nas redes sociais

A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…

23 horas ago

Criança sofre ferimentos leves após cair de patinete elétrico em Caraguatatuba

Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…

1 dia ago

Polícia Municipal de São Sebastião prende motorista embriagado

Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…

2 dias ago