CCZ Caraguatatuba realiza 150 adoções em 2019 e alerta sobre as responsabilidades

Durante todo o ano de 2019, 150 animais conquistaram um novo lar nas Feiras de Adoção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba e também diretamente na unidade. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, o local está aberto ao público interessado em adotar um novo amigo.

Além disso, cinco feiras de adoção foram promovidas aos sábados, conforme cronograma municipal, para facilitar o processo de adoção por parte de interessados no decorrer do ano.

No último sábado (07), seis animais foram adotados e, em janeiro de 2020, o cronograma de Feiras de Adoção do próximo semestre já será divulgado.

O coordenador do CCZ Caraguatatuba, Guilherme Garrido, afirma que o mais importante é que os interessados levem a documentação correta e tenham a ciência da grande responsabilidade que terão ao adotar um animal.

Em todas as feiras ou diretamente no CCZ, interessados devem ter em mãos documentos pessoais para apresentação (RG/CPF) e comprovante de endereço.

“Especialmente em nossas feiras de adoção, durante todo o ano de 2019, promovemos a adoção de 21 animais. Estas são conquistas muito importantes para nós; pois conseguimos, desta forma, reintroduzir estes animais em um novo lar. É de extrema relevância que os interessados tragam a documentação correta. O registro destes dados oficializa o fato do adotante passar a assumir o animal legalmente”, explica.

Para o coordenador, não se trata somente de burocracia, mas do início de responsabilidades reais do dono para com o animal. “Este animal precisará ser abrigado em local adequado, com alimentação e restrição de acesso à rua. Até mesmo este acesso deve ser feito sob monitoramento e supervisão do novo proprietário com uso de coleira e guia”, destaca.

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que abandono de animais em vias públicas é considerado maus tratos e isto é crime, conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais 9.650, que prevê multas e até mesmo detenção.

O cronograma de realizações destas feiras de adoção é trabalhado considerando o Termo de Ajuste de Conduta, firmado junto à Promotoria Pública do Município de Caraguatatuba.

Nele, o Centro de Controle de Zoonoses informará a previsão das feiras de adoção a serem realizadas com cães e gatos. Em 2019, a previsão foi de cerca de 30 animais colocados para adoção por feira.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Dois são detidos pela Polícia Municipal por embriaguez ao volante após acidente e excesso de velocidade

Dois motoristas foram detidos pela Polícia Municipal de São Sebastião, no último fim de semana,…

18 minutos ago

Temporada de pesca do camarão é celebrada com café da manhã

Na manhã desta segunda-feira, 6 de maio, a comunidade pesqueira de Ubatuba reuniu-se no Mercado…

3 horas ago

Prefeitura de São Sebastião inaugura primeira pista de Pump Track do Litoral Norte no sábado

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), inaugura, no próximo…

3 horas ago

Ilhabela tem fim de semana agitado em diversas modalidades esportivas

Neste fim de semana, Ilhabela foi palco de muitos eventos esportivos e atletas da cidade…

3 horas ago

Estudo de SP testa efeito de medicamento na diminuição do desejo por bebidas alcoólicas

Homens entre 18 e 50 anos que residem na cidade de São Paulo podem participar…

3 horas ago

Confirmada uma morte por dengue em Caraguatatuba

Está confirmada a primeira morte por dengue em Caraguatatuba. Trata-se de uma paciente que tinha…

17 horas ago