Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) realiza mais de mil mamografias durante Outubro Rosa

Em todo o mês de outubro o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba bateu o recorde em mamografias nos últimos anos durante o Outubro Rosa. Neste ano, foram realizadas mais de mil exames.

Em 2016, no mês de outubro, a Prefeitura de Caraguatatuba havia efetivado 424 mamografias; em outubro de 2017, 541 exames de mamografias foram promovidos; em 2018, o número subiu para 603 e, em 2019, pelo atendimento do Pró-Mulher, o mês de outubro fechou com 1.021 mamografias realizadas. De janeiro a outubro, a Prefeitura de Caraguatatuba já realizou ao todo 4.417 mamografias.

Durante todo o mês, mulheres acima de 40 anos interessadas em fazer exames de mamografias e consultas ginecológicas puderam solicitar agendamento diretamente no local.

Fora do período da campanha, dentro das ações de rotina da Secretaria de Saúde, esses exames, por protocolo, voltam a ser agendados junto à Unidade Básica de Saúde de referência da paciente.

Mundialmente conhecido, o Outubro Rosa é o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Ministério da Saúde estima quem no biênio 2018/2019 o Brasil deve registrar em torno de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano. Os cânceres de próstata (68 mil) em homens e mama (60 mil) em mulheres serão os mais frequentes.

Nas mulheres, os cânceres de mama, intestino, colo do útero, pulmão e tireoide figurarão entre os principais.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Sabesp pede uso consciente da água em São Sebastião após fortes chuvas atingirem os sistemas neste sábado (11)

A Sabesp informa que o abastecimento de água em Boiçucanga, em São Sebastião, foi impactado…

2 horas ago

Moradores em situação de rua invadem casa e após acender fogueira casa pega fogo em São Sebastião

Uma casa destinada para locação na região central de São Sebastião teve parte dela danificada…

2 horas ago

DER-SP estabelece limite de 12T para veículos na ponte sobre o rio Maranduba

A Prefeitura de Ubatuba informa que desde quinta-feira, 09, o Departamento de Estradas de Rodagem…

3 horas ago

45ª Exposição de Orquídeas em Caraguatatuba vai até domingo

A 45ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba  segue até domingo (12) na sede da Secretaria…

3 horas ago

Ilhabela dá início à temporada de cruzeiros com a chegada do luxuoso Scenic Eclipse na próxima quarta-feira (15)

A partir da próxima quarta-feira (15), Ilhabela inicia a temporada de cruzeiros 2025-2026 com a…

15 horas ago

Procon-SP cria canal para denúncias e alerta consumidores sobre bebidas adulteradas

A Fundação Procon-SP criou um atalho em seu site para receber denúncias sobre bebidas suspeitas de adulteração.…

15 horas ago