Cerca de 100 pessoas já têm certificados e autorizações para conduzir visitação ao Refúgio de Alcatrazes

Finalizado o segundo curso para capacitação de condutores subaquáticos e de visita embarcada ao Refúgio de Alcatrazes.

A entrega dos certificados e autorizações foi feita no Observatório Ambiental da Rua da Praia, em São Sebastião, pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidades (ICMBio). Os capacitados deverão atender à demanda turística do arquipélago, que está localizado a 40 quilômetros da costa de São Sebastião e deverá ser a primeira reserva marinha de vida silvestre a ser aberta à visitação pública.

De acordo com o analista ambiental do ICMBio, Apoena Calixto Figuerôa, mais de 200 pessoas estão cadastradas para participar dos cursos e cerca de 100 pessoas se formaram na quarta-feira.

“Na parte teórica foram abordados conteúdos relacionados à conservação de ecossistemas, fauna e flora locais, regras da visitação e manejo vigentes, assim como aspectos envolvendo a segurança da navegação e mergulho“, contou Apoena.

A capacitação teórica foi realizada na Fundação Cultural e Educacional (Fundacc) de Caraguatatuba, com a colaboração do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMAR-USP), do Laboratório de Biologia e Conservação Marinha da Universidade Federal de São Paulo (LABECMAR-UNIFESP), da National Association of Underwater Instructors (NAUI), do Instituto Argonauta e da Marinha do Brasil.

Os alunos aprovados na prova teórica tiveram que passar, em seguida, por uma aula prática que foi ministrada no arquipélago.

“São mais de 30 operadoras já cadastradas, e 20 já com autorização para operar”, informou Calixto. Segundo ele, todas as etapas que dependiam do ICMBio já foram realizadas. “Falta agora a instalação do sistema de poitas”, explicou.

Para a analista ambiental do ICMBio, Kelen Luciana Leite, a sensação é de realização, dever cumprido. “Não temos ainda uma previsão para iniciar as visitas. A qualidade das poitas é muito importante porque irá garantir a segurança tanto para o visitante quanto para as embarcações. Talvez dentro de 15 dias já tenhamos novidades”.

Os condutores formados irão assistir a palestras anualmente, como parte de uma capacitação continuada.

 

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Equipe de Caraguatatuba conquista pódios na III Liga SESI de Tênis de Mesa em Lorena

No último dia 14 de junho, a cidade de Caraguatatuba foi representada com destaque na…

13 horas ago

Polícia Municipal completa 17 anos com reforço histórico e prefeito Reinaldinho convoca 62 novos agentes

A Polícia Municipal de São Sebastião completa, nesta sexta-feira (13), 17 anos de atuação na…

13 horas ago

Ubatuba inicia instalação de banheiros públicos nas praias com recursos da TPA

Nesta semana, Ubatuba iniciou a instalação dos banheiros públicos nas praias, uma das principais demandas…

13 horas ago

Caraguatatuba oferece 147 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 147 oportunidades de emprego…

13 horas ago

Estudante de Caraguatatuba conquista medalha de bronze na Obmep em São José dos Campos

O talento matemático de Caraguatatuba foi reconhecido na noite do dia 6 de junho, durante…

13 horas ago

Tamoios conquista dois troféus no Prêmio Artesp 2024

Empresa foi reconhecida como a segunda melhor concessionária de rodovia do estado de São Paulo…

2 dias ago