O domingo (26) no Mirante do Por do Som, em Caraguatatuba, foi marcado pela cerimônia ‘Barcos ao Mar’ dando início à temporada de pesca do camarão, crustáceo que é a base do Festival do Camarão, a ser realizado entre os dias 12 e 21 de julho, na Praça da Cultura (Centro).
Mais de 200 pessoas acompanharam as procissões terrestre e marítima, conduzida pelo padre Cláudio Rodrigues da Silva, pároco da Igreja Santa Terezinha, acompanhada pela Banda Municipal Carlos Gomes e que levaram as imagens de São Pedro Pescador e Nossa Senhora dos Navegantes, padroeiros da comunidade pesqueira que foi pedir as bênçãos para um bom ano de pesca.
O presidente da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e homenageado desta edição do ‘Barcos ao Mar’, Nilo Rolim do Amaral, o Nilo Cabeça, destacou que a expectativa é sempre boa. “Quando vamos ao mar, temos a certeza de uma boa pesca”.
O fim do defeso do crustáceo termina em 31 de maio e nesses últimos dias os retoques nas embarcações, nas redes de pesca e no agradecimento estão em todos os cantos.
Com essa visão, o secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, Marcel Luiz Giorgeti, aproveitou a cerimônia para reforçar as ações junto à comunidade pesqueira.
“A maioria das pessoas não conhece mais essa atividade, o caiçara verdadeiro está acabando, e nosso papel é reforçar cada vez mais as ações para que elas sejam preservadas”.
Assim também pensa Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, responsável pela organização do ‘Barcos ao Mar’, em parceria com a Associação dos Pescadores e a Prefeitura de Caraguatatuba, e pelo Festival do Camarão, que este ano chega à sua 22ª edição.
“Vamos fazer a melhor festa possível, superando a cada ano esse evento que é dos pescadores, da comunidade de Caraguatatuba”.
O prefeito Aguilar Junior aproveitou a oportunidade da cerimônia ‘Barcos a Mar’ para destacar a reforma no Entreposto de Pesca do Camareiro que deve ser entregue até o final deste ano.
O novo entreposto terá um layout mais aconchegante e agradável, com uma cobertura maior para atender os pescadores e consumidores, além de melhor disposição dos boxes e intervenções na câmara fria.
A obra contempla a execução de cobertura central que unirá os blocos, substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos boxes, substituição das portas e esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e aço galvanizado, execução de cisterna em alvenaria para captação d’água da chuva e utilização da mesma na lavagem da área externa do entreposto, revisão e execução de novo sistema de esgoto, além da execução de paisagismo com a introdução de árvores nativas e arbustos ornamentais.
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…
O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…